Exposição « No Coração de Maio de 68 » chega ao Recife – Instituto Ricardo Brennand

A exposição de fotos de Philippe Gras e a série de filmes de Dominique Beaux estão em cartaz no Instituto Ricardo Brennand até dia 22 de julho.

NO CORAÇÃO DE MAIO DE 68 – Fotografias de Philippe Gras & filmes de Dominique Beaux

PNG

2018 marca o 50° aniversário das manifestações de Maio de 68. Nesta ocasião, a Associação dos Amigos de Philippe Gras, a produtora Quatro Planetas Filmes, com o apoio do Institut Français do Brasil, do Consulado Geral da França em Recife, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e da Aliança Francesa de Recife, têm o prazer de receber e propor no Instituto Ricardo Brennand esta exposição original, em turnê nacional. Esta exposição está atualmente presente em mais de 60 países no mundo.

A exposição é composta por 43 fotografias inéditas, realizadas durante os eventos de maio de 1968 em Paris pelo grande fotógrafo Philippe Gras. Foram descobertas em seus arquivos depois do seu desaparecimento em 2007. A reportagem fotográfica de Philippe Gras se destaca entre toda a documentação já conhecida primeiramente pela qualidade artística das suas imagens, depois pelo olhar empático e distanciado em todos esses acontecimentos.

Uma série complementar de filmes “Maio de 68, uma estranha primavera”, realizada pelo historiador e cineasta Dominique Beaux, apresenta testemunhos de personalidades e desconhecidos do mundo político, dos partidos, da função pública, das forças policiais, dos sindicatos, que ajudam a nos aproximar da realidade desta época. A série nos proporciona uma releitura dos eventos pelo olhar de testemunhas pouco solicitadas e ajuda a entender as forças e as dificuldades de uma ordem que vacilava em suas bases.

publicado em 03/09/2018

Topo de página