O 14 de julho e os símbolos da República

Desfile de 14 de julho. © F. de La Mure / M.A.E. Este dossiê apresenta os principais símbolos da República e fontes documentais sobre a festa nacional francesa, o "14 de julho". Essa data é histórica não só para a (...)
  • Marianne

    Embora a Constituição de 1958 tenha privilegiado a bandeira tricolor como emblema nacional, a Marianne é a personificação da República Francesa.
    As primeiras representações de uma mulher com o barrete [ou gorro] frígio, (...)

    lee ler mais

  • A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Inspirada na declaração da independência americana de 1776 e no espírito filosófico do século XVII, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 marca o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era. (...)

    lee ler mais

  • A bandeira francesa

    Emblema nacional da Vª República, a bandeira tricolor nasceu da reunião, durante a Revolucão Francesa, das cores do rei (branco) e da cidade de Paris (azul e vermelho). Hoje, a bandeira tricolor tremula no alto de todos (...)

    lee ler mais

  • Liberdade, Igualdade, Fraternidade

    Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa. Muitas vezes questionado, ele acaba se impondo na IIIª República. Ele está inscrito na (...)

    lee ler mais

  • A Marselhesa

    Originalmente canto de guerra revolucionário e hino à liberdade, a Marselhesa impôs-se progressivamente como hino nacional. Hoje ela acompanha a maior parte das manifestações oficiais.
    A história
    Em 1792, após a (...)

    lee ler mais

  • O 14 de julho

    Data revolucionária francesa que se tornou festa nacional, hoje o 14 de julho associa desfiles militares e festejos com bailes e fogos de artifício. A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é comemorada na França (...)

    lee ler mais

Topo de página