Digitalização dos arquivos pessoais de Pierre Verger

Em dezembro de 2021, com o apoio do Consulado francês, a Fundação Pierre Verger começou a digitalizar a coleção pessoal do fotógrafo francês, que está acessível aos investigadores através de uma plataforma digital desde maio.

Em cinco meses, foram digitalizadas cerca de 40.000 páginas representando cerca de 4.450 documentos, incluindo agendas, correspondência, livros, documentos administrativos e notas. No entanto, isto representa apenas cerca de 25% da coleção. Estes documentos revelam assim elementos de investigação bibliográfica que testemunham intercâmbios científicos que corroboram a contribuição de Pierre Verger para os estudos sobre a diáspora africana nas Américas.

JPEG

A base de dados digital foi inaugurada no início de maio, por ocasião da residência de um investigador francês do Centre National de la Recherche Scientifique CNRS - um centro de investigação científica com o qual Pierre Verger teve ligações durante muitos anos.

O trabalho de digitalização continuará ao longo de todo o ano até 2023. Este projeto foi possível graças a uma parceria com o Consulado Geral da França, em Recife, e a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), no âmbito do projeto de apoio às ações contínuas das instituições culturais, do Fundo para a Cultura.

Para consultar o boletim completo, clique aqui.

publicado em 15/06/2022

Topo de página