75 aniversário do apelo de 18 de junho de 1940

JPEG

Há exatamente 75 anos, o General de Gaulle lançava aos seus concidadãos franceses um apelo à resistência a partir de Londres onde ele estava refugiado. Esse breve discurso pronunciado na rádio inglesa, conhecido hoje como o Apelo de 18 de junho, que tornou-se um símbolo do espírito de resistência francesa durante a segunda guerra mundial.

Em 1940 sempre a partir de Londres, De Gaulle também pronunciou um discurso destinado à América Latina, continente onde estavam exilados vários Franceses e Europeus que fugiram da ocupação e da guerra.
É o caso do escritor Georges Bernanos que se instalou no Brasil a partir de 1940, se alia ao apelo do General de Gaulle e apoia a ação da França Livre.

Ele escreverá vários artigos contra o regime francês de Vichy que colabora com o ocupante alemão.
Jean-Loup Bernanos, um dos filhos do autor conta aqui como o seu pai, no Brasil, recebia a mensagem do general francês.

Antes de voltar para a França em 1945, Georges Bernanos declara aos brasileiros: “O maior, o mais profundo, o mais doloroso desejo do meu coração no que me diz respeito é de revê-los todos, de rever seu país, de repousar nesta terra onde tanto sofri e tanto esperei voltar para a França, de aguardar aqui a ressurreição, como aguardar aqui a vitória.

publicado em 11/04/2016

Topo de página