Zo’é os homens da ultima fronteira, uma exposição de fotográficas de Serge Guiraud

No âmbito do III Festival do Filme Etnográfico da UFPE, o Serviço Cultural do Consulado Geral da França para o Nordeste apresenta :

Zo’é os homens da última fronteira,
uma exposição de fotográfias de Serge Guiraud

.

JPEG - 30.3 ko
photo de Serge Guiraud

Zo’é os homens da última fronteira

Ainda hoje existem, escondidos nas florestas da Amazônia, homens vivendo num isolamento quase completo. Os Zo’é foram conhecidos no final dos anos 80 como um dos últimos povos Tupi a entrar em contato efetivo com a sociedade ocidental. A população de 245 pessoas se divide em várias aldeias dentro de um território de 642.000 hectares. O nome Zo’é significa “Nós mesmos”. Eles apresentam uma estrutura social descentralizada, marcada pela autonomia política e econômica do grupo local.

O projeto Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, instância local da CGII-Coordenação Geral de Índios Isolados-FUNAI ajuda os Zo’é a manter um modo de vida tradicional num contexto de transformação.

Serge Guiraud encontrou os Zo’é em 1992. Foi a época do primeiro contato e os Zo’é pareciam completamente desestruturados. Quinzos anos depois, ele voltou ao território Zo’é para verificar a evolução dessa etnia confrontada com os perigos vindos de fora.
A exposiçao é o testemunho em imagem dessas duas expedições.

Serge Guiraud é um fotógrafo francês, cineasta e especialista da cultura material dos Ameríndios do Brasil. Ele explora a Amazônia há mais de 25 anos e é o presidente fundador da Jabiru Prod, uma associação francesa dedicada ao estudo das terras sul-americanas, das populações e do impacto da exploração dos recursos naturais.
Desde 2006, em colaboração com vários museus franceses, ele colocou em execução o Projeto Alapi (programa de preservação das culturas ameríndias do Brasil).

Abertura 27 de setembro de 2011 às 17hs

Aliança Francesa do Recife- Unidade de Derby

Endereço : Rua Amaro Bezerra, 466 - Derby, Recife, PE, Brasil

Atendendo ao sucesso obtido durante a reunião nacional dos diretores das Alianças francesas, a exposição ira percorrer diversas Alianças no Brasil.

publié le 28/03/2014

haut de la page