Visita do Embaixador da França no Brasil em Recife (do 6 à 8 de junho de 2017)

O Embaixador da França, Sr. Laurent Bili, passou 3 dias na capital de Pernambuco ; do 6 à 8 de junho de 2017. Uma estadia rica de encontros e eventos que confirmam a importância e o dinamismo de cooperação entre a França e Pernambuco.
Acompanhado por uma delegação de representantes do setor privado (7 empresas francesas), o Embaixador e o Cônsul Geral, Sr. Romain Louvet, foram recebidos pelo Governador do Estado de Pernambuco, Sr. Paulo Câmara, na terça-feira 6 de junho, e pelo prefeito, o Sr. Geraldo Júlio na quarta-feira 7 de junho. Ambas as autoridades expressaram um forte interesse pelos projetos de implantação de empresas franceses. Neste contexto, Laurent Bili salientou uma imagem positiva apreciado por Pernambuco, assim como a confiança que dá aos novos investidores.

JPEG Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Durante sua visita, o embaixador participou da abertura de dois eventos importantes e significativos para a cooperação cultural e universitárias entre Pernambuco e da França:

- O Festival Varilux de cinema Francês, na presença do Secretário de Estado da Cultura de Pernambuco, Sr. Marcelino Granja. A estréia, aconteceu no dia 6 de Junho de 2017, no cinema São Luiz, foi uma oportunidade para que o embaixador destacasse o lado francofônico pronunciado pelos recifenses, já que a capital pernambucana fica em terceiro lugar no festival, em termo de público, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Ele também saudou a parceria de sucesso iniciada entre o Consulado Geral da França de Recife, a Secretaria de Estado da Cultura de Pernambuco e do SESC Pernambuco pelas sessões de projecção de filmes organizados nas cidades do interior do Estado (Triunfo, Arcoverde e Petrolina) realizados no âmbito do festival.

JPEG Foto : Cristóvão Freire

- O XIII Fórum BRAFITEC, com a presença do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, o chefe da DREIC, Sr. Olivier Giron, a diretora de Relações Internacionais da CAPES, Professor Concepta Margaret McManus Pimentel, o representante da CDEFI e o coordenador francês do programa BRAFITEC, Sr. Jacques Gelas, e a coordenadora do XIII Fórum BRAFITEC, Sra. Nadège Bouchonneau. Em seu discurso, o embaixador salientou a importância deste programa - que existe desde 2002 - que consiste um dos maiores estruturantes Cooperação Universitária entre a França eo Brasil.

Na quarta-feira, dia 8 de junho, o embaixador visitou alunos do Colégio de Aplicação (PAC). Dos 255 alunos que estão aprendendo francês, uma centena deles produziram no palco do anfiteatro uma cena de canto coral e uma apresentação de Slam em francês. O embaixador foi então convidado para o jogo de perguntas e respostas em torno de temas da diplomacia francesa no mundo e do trabalho de embaixador.

JPEG Foto:Fabson Gabriel

No dia seguinte, o Sr. Bili participou de café da manhã/ debate com um grupo da Alumni. Este intercâmbio de informações ocorreu em duas etapas. Na primeira, as discussões abrangeram mais técnica sobre a maneira de construir uma rede d’alumni e seus possíveis impactos e benefícios no contexto nordestino. No segundo momento, as questões foram levantadas sobre atualidades francesas. O debate terminou com uma boa dinâmica precursora de perspectivas promissoras.

JPEG

Finalmente, antes de partir, o embaixador visitou as novas instalações do Porto Digital, força motriz do dinamismo e da inovação tecnológica de Pernambuco. Este parceiro é um símbolo das muitas facetas da cooperação entre a França e Pernambuco.

publicado em 22/08/2017

Topo de página