RECIFE | 25/11 até 29/11 : Visita de uma delegação política e técnica de Nantes Métropole a Recife de 25 a 29 de novembro de 2019 [fr]

De 25 a 29 de novembro, uma delegação de alto nível de Nantes Métropole, encabeçada por Marie-Hélène Nedelec, vice-presidente encarregada de cooperação internacional, veio a Recife no âmbito do processo de dinamização da cooperação que Nantes e a capital pernambucana mantêm desde 2003.

JPEG - 161.3 KB
Signature de la lettre d’intention entre Nantes Metropole et Recife

De 25 a 29 de novembro, uma delegação política e técnica viajou para Recife no âmbito do processo de dinamização da cooperação que Recife e Nantes Métropole mantêm desde 2003. O objetivo desta visita foi de finalizar os eixos de cooperação em torno do desenvolvimento urbano sustentável, da economia criativa e da inovação que ambas as entidades públicas apresentarão nas próximas semanas à Facilidade de financiamento das coletividades territoriais francesas (FICOL) a fim de obter um cofinanciamento da Agência francesa de desenvolvimento (AFD).

Durante a semana, a delegação de Nantes Métropole teve sessões de trabalho com diferentes parceiros brasileiros – públicos, privados e público-privados – da cidade do Recife, engajados em um ou em vários eixos do projeto de cooperação.

JPEG - 1.9 MB
La délégation Nantes Métropole avec Guilherme Calheiros, secrétaire exécutif à la Mairie de Recife et Romain Louvet, Consul Général

O ponto alto desta missão de Nantes Métropole se produziu na terça-feira 26 de novembro com a assinatura formal da carta de intenções pelo Sr. Geraldo Julio, prefeito do Recife e Sra. Nédélec, na presença de Romain Louvet, Cônsul Geral da França para o Nordeste em Recife.

Esta carta consagra, no mais elevado nível, o acordo entre ambas as entidades públicas. Nesta ocasião, Geraldo Júlio declarou: “A Europa é conhecida pelo sucesso na melhoria da qualidade de vida de seus centros urbanos e, por isso, é muito importante para nós tomarmos conhecimento das experiências das cidades europeias”. Do seu lado, Marie-Hélène Nedelec declarou que estava “muito contente pelo fato de tal projeto ser implementado entre Nantes e Recife” e completou dizendo que Recife e Nantes Métropole tinham “muito o que aprender um com o outro”. Romain Louvet estimou que a assinatura dessa carta representa um momento significativo da relação bilateral, particularmente entre Recife e Nantes” e salientou que “a cooperação entre as entidades territoriais pode ser uma maneira de facilitar o desenvolvimento das cidades e de suas populações de maneira concreta”.

JPEG - 117.8 KB
Romain Louvet, Marie-Hélène Nedelec, Geraldo Júlio

Para comemorar o evento, o Consulado Geral organizou uma recepção para a totalidade de seus parceiros nos locais do Porto Digital, na presença do Vice-Prefeito de Recife e da delegação nantesa. Para esta ocasião, foi inaugurada a instalação interativa GEMINI, adaptação do quadrinho deslizante homônimo, publicado online em 14 de juilho de 2019, resultado de uma residência de criação entre quadrinhistas de Recife e Nantes. Ela simboliza por si só a dimensão inovadora da cooperação entre Recife e Nantes Métropole.

publicado em 14/01/2020

Topo de página