Uma comitiva de 10 científicos Pernambucanos em missão em Toulouse

Na perspectiva da próxima abertura no Recife de um escritório da Universidade de Toulouse para a América Latina no Recife, uma comitiva de 10 científicos Pernambucanos esteve em Toulouse de 12 a 15 de novembro passado.

PNG

A comitiva incluía representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) acompanhados pelo Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

O programa incluía notadamente visitas nas universidades e nas grandes escolas da “COMUE” (Comunidade de Universidades e Estabelecimentos) da Região Midi-Pyreneus, chamada “Universidade de Toulouse”, mas também no Centro Hospitalar Universitário, no observatório Midi-Pyreneus e também no sítio de Airbus.

As reuniões organizadas em Toulouse permitiram de definir os temas principais que estruturarão a organização do seminário programado para o mês de abril de 2014 na ocasião da abertura do escritório da Universidade de Toulouse no Recife: Ciências do Mar e do Clima, STIC e Engenharia dos Materiais, Biologia, Genética e Ecologia, Biotecnologia e Saúde, Psicologia e Ciências da Educação, Património e desenvolvimento urbano.

A delegação foi acolhida também pelas autoridades da Região Midi-Pyreneus. A cooperação universitária, deveria ser um componente importante de um acordo de cooperação em processo de elaboração entre o Estado de Pernambuco e a Região Midi-Pyreneus que integrará também acordos econômicos, culturais, hospitalares, assim que cooperação técnica.

publicado em 03/12/2013

Topo de página