Seminário franco-brasileiro sobre as energias renováveis

A questão da redução dos recursos naturais e dos danos causados ao meio ambiente pela utilização intensiva dos recursos fósseis está no meio das problemáticas atuais. Quarenta anos após a conferência de Estocolmo e o relatório do Clube de Roma, a conferência internacional sobre o desenvolvimento sustentável terá lugar pela segunda vez no Rio de Janeiro, em 2012 “ano das energias sustentáveis” proclamado pela Organização das Nações Unidas.

É neste contexto que a Universidade Federal de Rio Grande do Norte, com o apoio do Governo do Estado, e do Serviço de Cooperação do Consulado Geral da França para o Nordeste do Brasil organizam “um seminário franco-brasileiro sobre as energias renováveis”.

O Estado do Rio Grande do Norte, que concentra o maior potencial solar e eólico do Brasil, junto à Universidade Federal do estado, que desenvolve numerosas pesquisas nesse campo, pretendem criar um “Instituto das energias renováveis” ligado à rede internacional. As referências francesas na área, bem como as excelentes relações que vinculam a Universidade Federal de Rio Grande do Norte e o Serviço de Cooperação do Consulado da França para o Nordeste permitiram a realização desse seminário cujo conteúdo foi determinado de acordo comum.

Com o intuito de compartilhar experiências com os homólogos brasileiros, universitários e consultores franceses estiveram do dia 1eiro ao dia 4 de abril em Natal, respondendo ao convite do Consulado, para debater sobre o assunto e estudar as condições de elaboração de uma rede de pesquisa. Diversas mesas redondas e conferências permitirão debates aos quais participaram dois universitários (ENSA/Universidade de Toulouse) e dois consultores (ADDENDA e AREVA Brasil). A delegação francesa contou também com a participação do Adido de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado da França e do secretário executivo do Espaço Ciência de Recife.

No âmbito desta manifestação, também foi apresentada uma exposição sobre as energias renováveis realizada pelo fotógrafo francês Yann Arthus Bertrand. Além disso, em margem do evento aconteceu uma conferência-debate de sensibilização em colaboração com a Aliança Francesa de Natal e a Escola Francesa de Natal na terça-feira 3 de abril à 20:00. O professor Alain Chatelet, diretor do Laboratório de pesquisa em Arquitetura (Universidade de Toulouse), que também ministrou a conferência inaugural do seminário, apresentará na Aliança Francesa uma palestra sobre o tema “Arquitetura e Desenvolvimento Sustentável”.

- Programa completo:

PDF - 749.2 KB
(PDF - 749.2 KB)

JPEG

publicado em 11/04/2016

Topo de página