Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - "Mudanças climáticas e energias renováveis"

GIF - 31 ko
"Mudanças climáticas e energias renováveis"

Sábado 15 de outubro das 14hs às 17horas - Espaço Ciência

O Espaço Ciência e o Consulado Geral da França no Nordeste organizaram uma tarde de reflexão sobre esta temática.

Com os efeitos cada vez mais visíveis do aquecimento global e a provável causa humana desta evolução climática, aparecem ameaças de desordens ambientais que devem ser analisadas com cuidado, tomando as medidas necessárias de prevenção ou de adaptação neste novo contexto.

Atualmente é difícil termos uma visão detalhada das consequências locais de tais evoluções, mas tal evolução do clima pode provocar a ruptura de equilíbrios biológicos fundamentais, e o princípio de precaução deve guiar as nossas atitudes para evitar, quanto for possível, a ampliação de tal fenômeno.

Nesta perspectiva, o consumo e a produção conscientes da energia são de suma importância para prevenir as catástrofes ligadas às mudanças climáticas sem cair nos riscos apresentados por tecnologias ainda mal dominadas.

Concepções adequadas da arquitetura, do urbanismo e dos transportes podem reduzir drasticamente o impacto econômico e ecológico deste consumo.

A importante contribuição das energias renováveis na matriz energética brasileira, bem como a riqueza da nossa região em fontes inesgotáveis e gratuitas de energia solar e eólica, abrem perspectivas favoráveis para um manejo sustentável da energia no Nordeste e no Brasil.

A médio prazo, as pesquisas sobre fontes novas (energia do mar, combustíveis de segunda geração, entre outros), sobre formas menos poluidoras de estocagem, bem como o progresso das tecnologias existentes, reforçam ainda este potencial.

com a participação de :
Prof. Antonio Carlos Pavão, Diretor do Espaço Ciência, dep. de química fundamental da UFPE,

Prof. Pierre Fernandez, Adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França no Nordeste,

Profª. Francis Lacerda, Diretora do LAMEPE (ITEP),

Prof. Heitor Scalambrini Costa, dep. Engenharia Elétrica da UFPE,

Prof. Everaldo Feitosa, dep. Engenharia Elétrica da UFPE, Diretor da Eólica.

publié le 28/03/2014

haut de la page