SALVADOR | 26/10 : FIAC: Leitura dramática e Lançamento do Livro La Brûlure de Hubert Colas traduzido por Jezebel De Carli

Leitura de texto e lançamento do livro A Queimadura / La Brûlure de Hubert Colas (França) traduzido e dirigido por Jezebel De Carli (SP) pela Editora Cobogó.

Resumo do texto

O texto coloca em evidência as problemáticas que envolvem uma notícia sensacionalista. Em uma linguagem poderosa, carnal, lírica e violenta, a peça se aproxima da tragédia com esse sacrifício humano. A última réplica do texto é dirigida ao céu para exigir a responsabilidade de tanta barbárie e do “por quê” da violência do mundo de hoje” - Laurence Cazaux, A Matrícula dos Anjos. Começamos com A Jovem Mulher que é a única que realmente acredita na história. É por Ela que tudo começa. Ela afirma ter visto um homem levar uma criança até uma esquina, espancá-la, violenta-la e comê-la. No bairro, a comoção é geral. Crime verdadeiro ou imaginação? Não se sabe. Pouco importa a verdade. Mas é necessário que haja um crime a ser pago. É necessário um culpado para que a comunidade possa lavar o horror que ela mesma provocou.

Apresentaçao do projeto projet Pleins Feux :

Essa leitura é parte do projeto Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira, lançado pelo Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, A Comédie de Saint-Étienne, o Instituto Francês e a Embaixada da França no Brasil. O projeto bilateral prevê duas etapas: na primeira, em 2019, oito textos de autores franceses contemporâneos serão traduzidos por diretores-auto- res brasileiros. As obras serão publicadas pela Editora Cobogó e encena- das nos festivais que compõem o Núcleo. Em 2020, os autores brasileiros terão seus trabalhos traduzidos e publicados na França e encenados no Théâtre National de La Colline em Paris, no Festival Actoral em Marselha e na Comédie de Saint-Étienne.

Data: 26/10
Local: Goethe-Institut Salvador às 18h

publicado em 14/01/2020

Topo de página