#SALC2019 : América Latina e Caribe em destaque [fr]

De 23 de maio a 8 de junho, a França estende o tapete vermelho para a América Latina e o Caribe. Com mais de 500 eventos culturais, científicos, políticos, econômicos e festivos, a sexta edição da Semana da América Latina e do Caribe representa uma ocasião para valorizar as relações históricas e fecundas desenvolvidas entre a América Latina, o Caribe e a França.

JPEG - 1.5 MB
Semana da América Latina e do Caribe

Programa rico e diversificado

Ainda mais rico e festivo que o das edições anteriores, o programa de 2019 reúne iniciativas organizadas por embaixadas dos países da América Latina e do Caribe na França, associações, estabelecimentos de ensino e pesquisa, museus e galerias de arte.

Cerca de 250 entidades parceiras organizam mais de 500 eventos: projeções de filmes, colóquios, shows, espetáculos de dança, artesanato, degustações, exposições, encontros literários e muito mais. Seja em Toulouse, Marselha, Lyon, Caiena, Paris, Mont-Saint-Aignan, Bordeaux, Cochabamba ou outras cidades, a Semana da América Latina oferecerá ao público um panorama efervescente da criatividade latino-americana e caribenha na França.

#SALC2019: conheça o programa completo

A edição 2019 será também marcada por encontros políticos e econômicos do mais alto nível, organizados com o objetivo de refletir sobre as relações entre a América Latina, o Caribe e a França, valorizar as parcerias e unir forças para enfrentar os atuais desafios planetários.

Semana da América Latina e do Caribe: uma iniciativa que cresce ano após ano

Em 2011, por iniciativa do Senado francês, foi criado o "Dia da América Latina e do Caribe", a fim de celebrar e consolidar os laços entre a França e os países dessa região.

Em 2014, o "Dia" se transformou em "Semana", com organização e coordenação pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores.

Ano após ano, a Semana promove eventos por vezes populares, eruditos ou festivos, mas sempre imperdíveis. Seja em Paris ou nas demais regiões da França, ela se afirmou como um momento privilegiado de reflexões e encontros compartilhados entre a América Latina, o Caribe e a França.

Em 2019, o número de eventos que compõem o programa é quase três vezes maior que o de 2018, mobilizando nada menos que 65 locais — em comparação com aproximadamente 15 no ano passado. Por volta de dois terços dos eventos serão realizados fora da capital francesa. Para completar, foram programados cerca de 20 eventos do outro lado do Atlântico, não apenas na Guiana Francesa como também na Bolívia, no Brasil, no Chile, em El Salvador, na Guatemala, no México e no Peru.

Mais informações : Facebook.

publicado em 23/05/2019

Topo de página