Residência e turnê de Silvério Pessoa no sudoeste da França

Convidado pelo Grupo La Talvera e com o apoio do Consulado Geral no Recife, Silvério Pessoa e seus músicos estão em residência no sudoeste da França do dia 27 de Junho até o dia 21 de Julho de 2013. Concertos acontecem durante o período, e prepara uma turnê no Nordeste do Brasil em 2014.

JPEGAs relações entre a Occitania e o Brasil não datam de ontem e não cessam de se desenvolver há vários anos, particularmente no nível da criação artística. Relações muito fortes se estabelecem assim desde vários anos entre o grupo La Talvera e o cantor pernambucano Silvério Pessoa.
O projeto de criação ForrOccitània, verdadeira ponte entre música e poesia occitanas e nordestinas, misturando numa alquímia apaixonada e apaixonante forró e danças occitanes, é um novo resultado dessas diferentes confrontações.
O forró do Nordeste do Brasil – centrado em danças geralmente de origem européia – que se tem divulgado no Brasil e em otros países, apresenta numerosos pontos comuns com a música occitana atual.
A poesia simples e direta das canções que falam da vida cotidiana e o contexto político, bem como a utilização da sanfona caracterizam a música do Nordeste, mas também a música occitana na sua dimensão festiva.

JPEG

publicado em 28/03/2014

Topo de página