Recife recebe renomados especialistas franceses em iluminação pública

JPEG

A iluminação pública é um importante elemento para o desenvolvimento das cidades em todo o mundo. As intervenções urbanísticas nessa área têm impacto direto na melhoria e valorização dos espaços, possibilitando o uso de parques, praças e outros locais, com mais segurança e conforto. Para discutir desafios e soluções do setor, sob essa perspectiva, especialistas franceses entre outros participam do Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife, nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório da Agência Central do Banco do Brasil, no Bairro do Recife, das 8h30 às 18h30.

Os palestrantes franceses são Thierry Marsick e Laurent Fachard, ambos da cidade de Lyon; Dany Joly, de Nantes e Thomaz Klug, de Paris. Essas cidades francesas são consideradas referências mundiais na iluminação pública de excelência e na eficiência energética.

Também estão confirmados conferencistas brasileiros, como Plínio Godoy (SP), Fabiano Xavier (BA), Cláudia Torres e, Márcia Chamixaes, de Pernambuco, além de representantes de prefeituras de vários municípios do Nordeste.

Na programação constam, ainda, visitas técnicas feitas pelos palestrantes a espaços urbanos do Recife, como o Morro da Conceição, Sítio da Trindade, Bomba do Hemetério, Parque da Jaqueira, Praia de Boa Viagem e passeio fluvial pelo Rio Capibaribe.

Após o seminário, nos dia 22 e 23 de setembro, a equipe de franceses permanece na cidade participando de intercâmbio com técnicos da Prefeitura do Recife.

A ideia é fortalecer o debate sobre a implantação de políticas públicas que induzam o desenvolvimento econômico, o turismo de lazer e fortaleçam a cidadania a partir da requalificação estratégica dos espaços públicos construídos. A iluminação se insere como componente essencial nesse contexto, possibilitando a valorização das áreas e a ocupação coletiva dos lugares pelos cidadãos.

Os participantes do seminário vão estruturar, durante o evento, propostas de intervenção na iluminação de espaços públicos do Recife, para melhoramento da ocupação do espaço urbano e estímulo à inovação. O trabalho será uma provocação para a cidade anfitriã do seminário, que em 2037 celebrará seus 500 anos.

O evento é promovido pela Unidade de Negócios de Eficiência Energética (UNEE), do Recife, em parceria com o Consulado da França e apoio do Banco do Brasil, Prefeitura do Recife, Consórcio Processo/Fink Engenharia, Philips e Postemax, entre outras instituições.

As inscrições são limitadas e feitas exclusivamente pelo site.

publicado em 12/09/2016

Topo de página