Quando o street art recifense desembarca em Nantes

Depois de uma primeira passagem em Nantes em 2010, Derlon desembarca novamente na “Cidade dos duques” para um mês de residência artística com vinte outros artistas da América do Sul, Espanha e França a convite do Voyage à Nantes e Pick Up Productions.

O trabalho deles deu inicio a uma exposição coletiva intitulada “Villa ocupada. Neo-muralismo da América latina a Europa”. Do muralismo os artistas de street art convidados guardaram a visão de uma arte popular, facilmente compreensível e com temas recorrentes como a redescoberta das raízes culturais.

O artista-pintor Derlon Almeida nativo do Recife pratica o muralismo e a xilografia, ele trabalha a partir de pesquisas sobre o street arte e a xilografia popular como ela se apresenta na literatura de cordel. Na maior parte do tempo em rimas, de tradições orais, este gênero literário brasileiro muito particular consiste na auto-edição de historias populares ilustradas pelas xilografias. Simples e intensa a arte dele é repleta de imaginário, de poesia e de referências sutis, e ela desperta o sentido crítico do espectador.

Exposição em Nantes até o dia 31 de agosto
http://www.villaocupada.com/projet/
http://derlon.com.br/

JPEG

publicado em 18/01/2017

Topo de página