Primeiro intercâmbio internacional do Colégio de Aplicação da UFPE na França

JPEG

Dez alunos do Colégio de Aplicação (CAp) do Centro de Educação (CE) da UFPE embarcaram dia 17 de janeiro 2017 para a França, no primeiro intercâmbio escolar internacional do CAp. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, que estudam a língua francesa no colégio, passarão pelas cidades de Paris e Brest, onde participarão de atividades pedagógicas e culturais. O grupo será acompanhado pela professora de francês do CAp e coordenadora do projeto de intercâmbio, Fernanda Cristina Puça França, e pelo professor de matemática do CAp Tarcísio Rocha dos Santos.

O grupo ficará em Paris, até sábado 21 de janeiro. Lá, visitará o Palais de la Découverte, onde participará de palestras e atividades interativas no Museu da Ciência. Os brasileiros também serão recebidos no Lycée Montaigne para uma aula de literatura com alunos franceses que integram a Seção Internacional Portuguesa dessa escola parisiense.

Após a estada em Paris, os intercambistas e professores do CAp seguirão para Brest. No Collège-Lycée d’Iroise, os alunos participarão de aulas e estudo de campo e de atividades culturais promovidas pela instituição. Os estudantes serão hospedados por famílias francesas, que também poderão realizar atividades culturais.

Durante o intercâmbio, a comunicação será feita preferencialmente em francês, e os estudantes irão registrar a viagem em diários de bordo, que serão apresentados à equipe do CAp, após a viagem. O retorno do grupo ao Recife está marcado para o dia 5 de fevereiro. Parte dos gastos da viagem está sendo custeada pela UFPE.

No mês de outubro, alunos do Collège-Lycée d’Iroise que estudam a língua portuguesa virão ao Recife, como parte do projeto de intercâmbio. Eles serão hospedados nas casas dos dez estudantes do CAp que viajam à França.

O projeto de intercâmbio escolar faz referência ao Protocolo de Intenções firmado entre a UFPE e a Embaixada da França no Brasil, em 2016. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do aluno por meio da integração de culturas, do entendimento e da aceitação da diversidade cultural. Além disso, o projeto visa à construção de parcerias educacionais que ajudem na formação dos jovens.

Estão envolvidos no projeto a UFPE, o Colégio de Aplicação da Universidade, o Instituto Francês no Brasil – Antena Recife e o Collège-Lycée d’Iroise. As famílias francesas, os professores, os alunos e as famílias de estudantes do CAp também desempenham papel importante na realização do projeto.

Mais informações
Professora Fernanda Cristina Puça França
fernandafranca.gps@gmail.com

publicado em 07/02/2017

Topo de página