Preservação do patrimônio moderno. Olhares cruzados França-Brasil

Docomomo Brasil (Associação para a documentação e a conservação de edifícios e sítios do movimento moderno) e o Consulado Geral da França no Recife organizam um encontro sobre a temática da preservação do patrimônio moderno de 26 a 28 de março de 2014 na Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte).

Durante estes três dias, trata-se de explorar a questão do patrimônio moderno sobre vários ângulos, e notadamente sobre o ângulo da câmera de Jacques Tati com a projeção de 2 filmes nos dias 27 e 28 de março à partir das 16h acompanhado de um debate que será animado por Paulo Carneiro da Cunha Filho, do departamento de cinema da UFPE. Mas também através de 3 conferências cada noite à partir das 19h com Agnès Cailliau, arquiteta e Presidente de Docomomo França, e com Paulette Girard, socióloga e urbanista.

Docomomo é uma organização não-governamental criada em 1988 por arquitetos e professores holandeses e cuja sede se situa atualmente em Barcelona na Fundação Mies van der Rohe. Docomomo faz parte de uma rede internacional com 60 países da Europa, da América, da Africa, da Asia e da Oceania. No Brasil Docomomo existe desde 1992. Seu objetivo é proteger os edifícios do movimento moderno, de trocar idéias relativas à tecnologia da conservação, da história e da educação, de provocar a responsabilidade face à herança arquitetural recente, de favorecer o interesse pelas ideias e pelo patrimônio do movimento moderno.

Programação :

o 26 de março de 2014

17h30 : Abertura e apresentação de Docomomo

19h-21h : Mesa-redonda Como sensibilizar a opinião publica para a conservação do movimento moderno ?

o 27 de março 2014

16h-18h : Exibição de filme de Jacques Tati e debate com Paulo Carneiro da Cunha Filho

19h-21h : Conferência de Paulette Girard e debate

o 28 de março 2014

16h-18h : Exibição de filme de Jacques Tati e debate com Paulo Carneiro da Cunha Filho

19h-21h : Conferência de Agnès Cailliau e debate

PNG

publicado em 06/04/2016

Topo de página