O pianista de jazz Jean Kapsa está de volta no Nordeste

O pianista Jean Kapsa está de volta no Brasil. Apoiado pelo serviço cultural do Consulado Geral da França e pelas Alianças francesas de Recife e João Pessoa, se apresentará em duo com o saxofonista Alex Corezzi.


No âmbito da Francofonia, a colaboração dos dois músicos, que preparam a gravação de um CD, é procedente do encontro durante o “Recife Jazz Festival” produzido por Alex Corezzi. Nesta ocasião, Jean Kapsa tinha tocado no Recife com o grupo Benoît Berthe Quartet, no âmbito do projeto “Jazz in Marciac no Recife”.

JPEG

O pianista Jean Kapsa integra a escola Jazz Ação Valence em 2002, prosseguindo ao mesmo tempo estudos superiores científicos. Orienta-se definitivamente para a música em 2005.

Os Festivais Jazz à Vienne, Respire Festival Jazz ou ainda Jazz au fil de l’Oise, entre outros, alimentaram a fama deste pianista, que acompanhou artistas como Magnus Lindgren e Bob Mintzer.
Jean Kapsa ganha, com o quartet FESTEN, o “tremplin jazz de Lagny” presidido por Stéphane Huchard e o “Golden Jazz Trophy” presidido por Martial Solal. O seu primeiro álbum, “Festen”, de 2010, foi muito bem recebido pela crítica.

Além disso, evolui no quartet Back fundado em 2006 pelo saxofonista Benoît Berthe. O grupo atua nos festivais Jazz in Marciac, Jazz à Vienne, Avoriaz Jazz Up, Recife Jazz Festival, e ganha em 2011 o prêmio do European Jazz Contest em Roma.

Fundador e produtor do Recife Jazz Festival, o saxofonista Alex Corezzi, que foi aluno de Berklee Paris, produziu-se junto de artistas como Victor Biglione, Tristan Banks e Gilliome Sene, designadamente.
“Atuante cultural”, faz parte do Conselho da Articulação Musical Pernamboucaine, AMP.

Inspirado do repertório da gravação sendo realizada, o concerto oferecerá composições originais assim como a interpretação pelo duo dos ritmos e músicas de Pernambuco.

- Recife:

22 de março à 20h

Teatro Barreto Junior

Entrada franca

- João Pessoa:

23 de março às 20h

Igreja de São Francisco

Praça São Francisco - Centro, João Pessoa

Entrada franca

publicado em 28/03/2014

Topo de página