O cinema de animação francês está em cartaz no Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE) de 22 a 27 de novembro em Recife

JPEG

Com uma programação selecionada e diversificada, o ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega em sua sétima edição como um dos principais festivais do país, oferecendo o melhor da atual animação mundial em nove locais do Recife.

O Festival se estende entre os dias 22 e 27 de novembro e inclui: Mostra Competitiva (adulto e infantil), Mostra Parque (em parques e praças publicas), Mostra Erótica, Mostra Best of Annecy, Mostra Francesa e Mostra Brasil, além de oficinas, masterclasses e exposição de objetos ópticos.

Foram selecionados para a competição desta edição 84 curtas metragens de 29 países, cujas algumas são obras consagradas em outros festivais e vencedoras de algumas das maiores premiações do mundo.

Toda essa programação está distribuída nos espaços da CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu e Aliança Francesa. Exibições ao ar livre acontecem no Parque Dona Lindu, no Morro da Conceição e na Praça da Várzea, oficinas e exibições de curtas nos hospitais IMIP e Agamenon Magalhães.

Os selecionados concorrem nas categorias “Melhor Curta-Metragem”, “Melhor Curta Infantil”, “Melhor Curta Brasileiro”, “Prêmio do Público”, que participa votando ao fim de cada sessão. Também serão premiados a melhor direção, roteiro, direção de arte, técnica e som.

O júri da Mostra Competitiva deste ano é composto por Rosana Urbes, diretora de animação que trabalhou nos Estúdios Disney, Carol Almeida, jornalista e crítica de cinema do Recife e o diretor francês, Sébastien Laudenbach, que também estará no Festival para apresentar seu longa-metragem “A Menina sem mãos” e ministrar uma das masterclasses no dia 24 às 17h30 na Caixa Cultural sobre seu processo de criação no seu filme. A realizadora francesa Chloé Mazlo é também convidada ao Festival para dar uma oficina sobre o diário animado na Caixa Cultural de 22 a 25 de novembro. Chloé Mazlo ganhou o César em 2015 com sua trilogia autobiográfica “Les Petits Cailloux”.

As oficinas são gratuitas e as inscrições são feitas pelo site. O numero de vagas por oficina é limitado e os inscritos passam por processo de seleção.

A realização do Festival ANIMAGE é da Rec-Beat Produções, com patrocínio da CAIXA Cultural Recife, incentivo do Funcultura e apoio da Fundação Joaquim Nabuco, do Consulado Geral da França de Recife, da Cinemateca Francesa e do Instituto Francês.

Filmes franceses em competição (curtas-metragens):

- TIS, de Chloë Lesueur (mostra competitiva infantil)
- Peripheria, de David Coquard Dassault (mostra competitiva)
- L’heure du thé, de Guillaume Blanchet (mostra competitiva)
- Monsieur Lune, de Julien Seze (mostra competitiva infantil )
- Beach Flags, de Sarah Saidan (mostra competitiva )
- Um obus partout, de Zaven Najjar (mostra competitiva )
-  Du Plomb dans la tête (mostra competitiva )
- Vieil Ours, de Chen Chen (mostra competitiva)

Mostras e Sessões Especiais de filmes franceses

Mostra Especial Francesa : « Gobelins, a Escola da Imagem » juvenil
Dia 22/11 às 16h na Aliança Francesa – Derby
Série de curtas metragens

Mostra Especial Francesa: « Gobelins, a Escola da Imagem »
Dia 23/11 às 16h na Aliança Francesa – Derby
Série de curtas metragens

Mostra Especial Francesa: “Adama” de Simon Rouby (longa)
Dia 24/11 às 16h na Aliança Francesa – Derby

Mostra Especial Best of Annecy
Dia 24/11 às 19h no Cinema São Luis
Série de curtas metragens do Festival de Annecy, um dos mais importantes festivais dedicados à animação do mundo.

Mostra Especial Best of Annecy – infantil
Dia 25/11 às 19h na Aliança Francesa – Derby

Sessão especial “A Menina sem mãos” de Sébastien Laudenbach (longa)
Dia 25/11 às 19h no Cinema São Luis

SERVIÇO
ANIMAGE – VII Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Datas: 22 a 27 de novembro de 2016
Locais: Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu, Aliança Francesa, Praça da Várzea, Parque Dona Lindu, Morro da Conceição, Hospitais IMIP e Agamenon Magalhães
Entrada: preço único para todos: 5 R$ para as sessões nos cinemas São Luiz e do Museu. Todas as demais são gratuitas. Ingressos disponíveis 1 hora antes de cada sessão no local da exibição.
Mais informações: www.animagefestival.com

* a programação detalhada com cada sinopse está disponível no site
* verificar a classificação indicativa

publicado em 30/11/2016

Topo de página