Mostra “Varan – um mundo visível” na UFPE

JPEG

Fundado em 1981, por iniciativa do cineasta Jean Rouch e seu amigo Jacques d’Arthuys, o projeto "Ateliers Varan" nasceu com um objetivo nobre: capacitar jovens documentaristas em países de pouca tradição cinematográfica, representantes de grupos étnicos e sociais minoritários, à formação e ao aparato técnico do audiovisual.

Foi assim que desde 35 anos, os Ateliers Varan criaram oficinas na África do Sul, Papua Nova-Guiné, Colômbia, Bolívia, Camboja, etc.

Essa filmografia (produção fílmica, estimada em mais de mil títulos) reúne trabalhos excepcionais sobre a história do mundo contemporâneo, notadamente sobre os dilemas sociais e políticos dos países emergentes (Terceiro Mundo).

A retrospectiva é organizada pelo Departamento de Comunicação Social da UFPE (via bacharelado em Cinema e Audiovisual) em parceria com a associação Balafon e com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês do Brasil.

O programa inclui importantes filmes realizados no continente africano e asiático, tais como: A Comissão da Verdade (1999, Africa do Sul), Crônicas Sul-africanas (1988, Africa do Sul), Makwayela (1977, Moçambique) e outros filmes dos Ateliers Varan no Vietnã, no Egito e no Afeganistão.

Os documentários serão exibidos entre os dias 25 e 29 de abril, no auditório 4 da Biblioteca Central (UFPE), no horário das 17h às 19h30.

Para acompanhar a edição recifense, conferir a página de divulgação : https://www.facebook.com/varanemrecife

publicado em 25/04/2016

Topo de página