Mostra Pierre Etaix

Graça a Fondation Technicolor pour le patrimoine du cinéma e a Fondation Groupama Gan pour le cinéma em parceria com o Institut Français, e com a participação da SACD e da Aliança Francesa de Recife, e com a participação da SACD, pela primeira vez, o Brasil vai pintar seu nariz de vermelho para receber a Mostra Pierre Étaix!

Palhaço, comediante e cineasta, Pierre Étaix ganhou projeção internacional ao trabalhar com grandes nomes da comédia, como Jacques Tati e Jerry Lewis, sempre adicionando um toque particular aos seus filmes, facilmente reconhecido pelo equilíbrio da gag com o drama. Tal tempero extra resultou em filmes carregados de humanismo e cuja sensibilidade encantou desde os jurados do Oscar, por quem foi premiado ao lado do roteirista Jean-Claude Carrière pelo argumento de Heureux Anniversaire, até o Festival de Cannes, de onde levou os prêmios ’Melhor filme para a juventude’ e o ’OCIC’.

No total, serão exibidos cinco longas e três curtas do autor, em cópias 35mm ou digitais restauradas na Fundação Joaquim Nabuco no Recife do dia 22 a 28 de maio de 2014.

Programação completa

JPEG

publicado em 18/01/2017

Topo de página