Lançamento do livro "Religiosidade popular" em Recife

JPEG

O livro "Religiosidade popular" de Silvério Pessoa é o resultado de um estudo comparativo entre as expressões da religiosidade popular pesquisadas entre o Sul da França (Occitânia) e o Nordeste do Brasil (Pernambuco).

Foram dois anos de viagens, fotos, filmes, leituras e entrevistas, possibilitando uma nova visão das devoções populares estudadas no campo das ciências da religião e protagonizando uma inquietação sobre a resistência que as práticas populares realizam diante da globalização entre dois continentes tão distantes e ao mesmo tempo tão próximos e conectados pela religiosidade.

O autor que também é músico e compositor, realizou paralelamente aos seus estudos na França, um encontro musical unindo as duas culturas, descortinando pontos de semelhanças significantes. O livro mantém a estrutura de uma pesquisa acadêmica, foi desejo do autor, e culmina com as análises sobre a Religião das fontes e da saúde, Religião das peregrinações e procissões, Religião do fogo e das festas e da Religião dos santos e da salvação. Uma aventura real e imperdível.

Lançamento dia 3 de dezembro às 15h no Museu do Estado de Pernambuco.

publicado em 30/11/2016

Topo de página