João Pessoa recebe o colóquio internacional de cinema documentário dos Ateliers Varan

JPEG

Com o apoio da Embaixada da França e do Instituto Francês do Brasil e em parceria com a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e a Universidade Federal da Paraíba, a associação cultural Balafon organiza dias 9, 10 e 11 de março de 2016 um colóquio internacional sobre o cinema documentário dos Ateliers Varan no Cine Aruanda da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa.

Nesta ocasião, se reunirão vários especialistas do cinema francês e brasileiro, inclusive realizadores e formadores dos Ateliers Varan: Chantal Roussel e Andre Van In; assim como pesquisadores e professores do Institut de recherche sur le cinéma et l’audiovisuel (Instituto de Pesquisa sobre o cinema e audiovisual) da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3: Martin Goutte, Michel Marie e Roger Odin, e um professor da Universidade Paul Valéry de Montpellier: Maxime Scheinfeigel.

A experiência dos Ateliers Varan, que vêm se desenvolvendo há mais de 30 anos, nos leva a perguntar-nos sobre o lugar do cinema documentário no fluxo midiático do audiovisual contemporâneo. Virando as costas à rapidez dos noticiários televisivos ou ao culto do sensacional fundado no espetáculo, os Ateliers Varan preconizaram sempre um cinema de campo fundado na longa duração e na verdadeira relação com as pessoas filmadas, numa ética de respeito por elas. Eles conseguiram filmar, em situações dificílimas, momentos chave de transformações políticas do mundo contemporâneo, como na Bolívia, na África do Sul, no Afeganistão, e vários outros países. Esses filmes tornaram-se testemunhos maiores de nossa história, como A Comissão da Verdade, filmado na África do Sul pós-apartheid, e aqueles filmados no Afeganistão e no Vietnã nos últimos 10 anos.

Confira a programação do Colóquio aqui

Além do colóquio, está organizada uma retrospectiva Varan do 1° de março e 17 de março de 2016 no Cine Aruanda na UFPB. Confira a programação aqui

publicado em 04/03/2016

Topo de página