Historiador François Dosse faz conferências em Recife

PNG

O historiador e epistemólogo francês François Dosse realiza três conferências com entrada livre e tradução consecutiva, no próximos dia 17 e 18 de agosto, em Recife no Instituto Ricardo Brennand, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

No Instituto Ricardo Brennand, Dosse apresentará a conferência "Paul Ricoeur : a travessia de um trágico seculo XX" sobre o grande pensador francês.
Gratuita, a conferência necessita inscrições a partir do link seguinte : https://goo.gl/forms/rcij7qrLyZG8bZBo1

PNG

Em um momento em que os 30 anos da morte do importante filósofo e historiador francês, Michel de Certeau motivam um conjunto de reflexões sobre sua obra,

François Dosse analisa as contribuições do seu pensamento para a compreensão das práticas culturais e da permanente “invenção do cotidiano”.

Na UFPE, Dosse é o convidado para o evento de abertura do semestre dos programas de pós­graduação em Comunicação (PPGCOM), História (PPGH) e Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal dePernambuco (UFPE).

Ele faz a palestra "Michel de Certeau, analisando a cultura", no dia 18 de agosto, a partir das 9h, no auditório Evaldo Coutinho, no 2o andar do Centro de Artes e Comunicação. A palestra contará com tradução consecutiva para o português, feita pela professora Maria Eduarda da Rocha Mota, do Programa dePós­Graduação em Sociologia, que apoia o evento. A coordenação da mesa é da professora do Programa de Pós-graduação em História, Isabel Guillen.
Na UNICAP, o tema da palestra de François Dosse é “Para ler Certeau: intersecções entre a História, a Filosofiae a Teologia”. O evento será realizado também no dia 18 de agosto, às 18 horas, no auditório Antônio Vieira(G2). A realização é dos Cursos de História (Graduação e Especialização), Filosofia, Teologia (Graduação e PPG) e Ciências da Religião (PPG). A entrada é livre e também haverá tradução consecutiva.

François Dosse é pesquisador reconhecido por investigações relacionadas à Epistemologia das CiênciasHumanas e à História Intelectual. É professor de História no Instituto Universitário de Formação de Professores de Créteil e no Instituto de Estudos Político de Paris, além de pesquisador associado do Instituto de História do

Tempo Presente e do Laboratório de História Cultural da Universidade Saint­-Quentin en Yvelines, e coeditor da revista Espaces Temps. Tem sete livros publicados em português: O desafio biográfico (Edusp, 2016),Renascimento do Acontecimento (Unesp, 2013), Gilles Deleuze e Felix Guattari, biografia cruzada (Armed,2010), A História (Edusc, 2003), A História em Migalhas (Unicamp, 1994), História do Estruturalismo – Vol. 1 e 2 (Unicamp, 1993).

A visita de François Dosse a Recife é uma promoção do Consulado Geral da França e do Institut Français Brasil em parceria com a UFPE e UNICAP.

publicado em 15/08/2016

Topo de página