ForrOccitânia : o encontro das culturas occitanas e nordestinas

JPEG

Há 20 anos, relações muito fortes se desenvolvem entre a banda La Talvera baseada em Cordes sur Ciel (na Região Midi-Pyrénées) e o Nordeste do Brasil, especialmente com o cantor Silvério Pessoa baseado no Recife.

O projeto de criação ForrOccitânia, verdadeira ponte entre música e poesia occitanas e nordestinas, misturando forró e danças occitanas, é uma nova étapa dessas relações.
O forró do Nordeste do Brasil, cujas músicas e danças são geralmente de origem europeia, apresenta numerosos pontos comuns com a música occitana atual.

Em julho de 2013 uma residência de um mês em Cordes na França permitiu aos músicos franceses e brasileiros de gravar um álbum e fazer 5 concertos no sud-oeste da França. Em abril de 2014 a banda La Talvera está convidada no Nordeste para uma turnê de concertos e conferências nas universitárias e nas alianças francesas.

Este projeto está apoiado pelo Consulado Geral da França no Recife, o Institut Français e a Região Midi-Pyrénées e faz parte do acordo de cooperação decentralizada entre a Região Midi-Pyrénées e o Estado de Pernambuco.

- Programação

  • 24/04 : Concerto na Livraria Cultura no Recife
  • 25/04 : das 10h as 13h30 : aula concerto na UFPE
  • 28/04 : aula concerto na Universidade de Belo Jardim
  • 29/04 : Master Class no Conservatório Pernambucano de Música no Recife

PNG

publicado em 18/01/2017

Topo de página