19°Festival de Música Virtuosi

JPEG

Com o apoio do Instituto Francês do Brasil em Recife, a 19° edição do Festival Internacional de Música Virtuosi inicia dia 10 de dezembro em Recife e vai até dia 19 de dezembro em várias cidades do nordeste: Olinda, João Pessoa, Salvador, Natal, Fortaleza, assim como na América Latina: Santiago do Chile, Buenos Aires, Montevideo.

Neste ano, estão em cartaz figuras emblemáticas da musica clássica internacional, como a pianista germano-coreana Clara-Jumi Kang, o Trio con Brio Copenhagen (Austria), a pianista germano-russa Kristina Miller-Koeckert e o duo franco-brasileiro Ronan Khalil e Rodrigo Ferreira.

Ronan Khalil é um dos músicos mais promissores da sua geração. Primeiro aluno da prestigiosa Chetham’s School Of Music de Manchester, ele ganhará prêmios nos conservatórios de La Haye e Paris na disciplina do cravo e do baixo continuo. Muito solicitado como solista hoje em dia, ele cria em 2012 o conjunto Desmarest, um coletivo de jovens músicos, cantores e instrumentistas que se dedicam ao reportório post-renascença, logo antes no movimento barroco. Convidado em grandes festivais, salas de concertos e emissões de rádio, o conjunto Desmarest se produz na França e fora.

Desde sua criação em 1998, o Festival teve por objetivo apresentar o que há de melhor na música de câmara, convidando grandes personalidades e artistas famosos da música clássica brasileira e internacional. Virtuosi se preocupa também com a capacitação e formação dos jovens instrumentistas da região e organiza workshops e master classes durante o Festival. Cada ano, Virtuosi promove apresentações da Orquestra Jovem de Pernambuco com o intuito de divulgar o trabalho e o talento dos jovens instrumentistas pernambucanos.

Programação

publicado em 07/12/2016

Topo de página