Festa da Francofonia no Recife

Foi grande o comparecimento de pessoas no sábado 21 de março, na Aliança Francesa do Recife, para participar da jornada « especial francofonia », organizada pelo Consulado Geral da França e a Aliança Francesa.

JPEG

Depois de algumas palavras de boas vindas do Sr. Fernando Campello, presidente da Aliança Francesa do Recife, a jornada se realizou em torno do evento e de apresentações variadas.

JPEG

Gostaríamos de agradecer a todos os « atores » da jornada (por ordem de participação) :

L’Association Recife Accueil , presente desde às 10 horas da manhã, organizou um bazar com livros francófonos e atividades lúdicas em torno da língua francesa durante toda a jornada no pátio da Aliança.

JPEG

Les Petits Ecoliers de Recife, nos emocionou e nos fez rir durante a sua apresentação cheia de espontaneidade. Agradeço aos 2 professores, Laure e Ezequiel, pelo trabalho realizado, somente em 3 aulas.

JPEG

Os alunos de francês da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares nos impressionou com a apresentação de uma belíssima « poesia viva ».

JPEG

Os estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco realizaram uma exposição fotográfica com o tema « 10 palavras da francofonia ».

A Associação dos Professores de Francês de Pernambuc (APFPE) anunciou os resultados do concurso de poesia francesa.

JPEG

No fim da tarde, o Consulado Geral da França no Recife anunciou e fez a entrega dos prêmios do Concurso da Francofonia- Nordeste 2015, um concurso de vídeos com o tema « sim, o francês é uma chance para mim ». André, estudante da Universidade Federal de Pernambuco, e Tarso, aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal foram os ganhadores de uma estadia de duas semanas na França, num centro de língua. Yéda e Julia, foram as segundas classificadas, receberam um kit pedagógico.

JPEG

A noite teve início com um jogo de perguntas sobre a Francofonia, e em seguida foi projetado uma video mensagem da Sra. Michaëlle Jean, Secretária Geral da Organização Internacional da Francofonia.

O Sr. Bruno Bisson, Cônsul Geral da França no Recife se dirigiu ao público, para falar algumas palavras sobre a Francofonia.

JPEG

A noite continuou com a apresentação e projeção da « Petite vendeuse de Soleil », um filme senegalês do realizador Djibril Diop Mambety.

A jornada « francofonia » foi encerrada com um bufê francês, oferecido pelo Consulado Geral da França e a Aliança Francesa, onde todos, pequenos e grandes se reuniram.

publicado em 30/01/2017

Topo de página