Exposição inédita: 60 anos da carreira artística de Marianne Peretti

Parceira e companheira de estrada do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, Marianne Peretti é a autora de uma obra singular que faz objeto de uma exposição na Caixa Cultural no Recife (Marco Zero) de 5 de dezembro a 19 de janeiro próximo, realizada com o apoio do Consulado Geral da França no Recife.

Marianne Peretti é muito conhecida, especialmente pela cúpula de 2500 m2, concebida em 1988 para a Catedral de Brasília, desenhada por Oscar Niemeyer.

Marianne Peretti, nascida de pai brasileiro e mãe francesa, viveu em Paris onde estudou desenho e pintura na Escola das Artes Decorativas e na Academia Grande Chaumière em Montparnasse.

No início da sua carreira, realiza ilustrações para livros e revistas e faz a sua primeira exposição individual na Galeria Mirador, Praça Vendôme em Paris.

No Brasil, participa da 5a Bienal em São Paulo e obtem o Primeiro Prêmio pela capa do livro “As Palavras” de Jean-Paul Sartre. Realiza seguidamente diferentes exposições individuais e coletivas em Paris, São Paulo, Olinda, Recife e Rio de Janeiro.

Os seus vitrais e as suas esculturas ornam a Câmara dos Deputados e o Senado em Brasília e também o Memorial Juscelino Kubitschek em Brasília, e ainda a Escola de Eletricidade na rua Delépine em Paris.

Informações práticas :

Visitação da exposição de 5/dez/2013 a 19/jan/2014

Caixa Cultural Recife

Rua Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife

De terça-feira a domingo – das 10h às 19h

Tel : 3425-1900

PNG

publicado em 11/04/2016

Topo de página