Exposição e mostra de filmes no MALOCA Dragão - Fortaleza

O Festival Maloca Dragão, organizado pelo Instituto Dragão do Mar em Fortaleza, escolheu este ano o tema "Maio de 68: as barricadas abrem caminho". Uma exposição de fotografias do francês Philippe Gras, "No Coração de Maio 68" integra o festival, assim como uma seleção de filmes franceses.

No Coração de Maio 68 - exposição de Philippe Gras
Dragão do Mar Fortaleza
26 de abril - 6 de maio de 2018

JPEG

2018 marca o 50° aniversário das manifestações de Maio de 68. Nesta ocasião, a Associação dos Amigos de Philippe Gras, a produtora Quatro Planetas Filmes, com o apoio do Instituto Francês do Brasil / Consulado Geral da França em Recife, junto à Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e à Aliança Francesa de Fortaleza, têm o prazer de receber e propor no Centro Dragão do Mar em Fortaleza esta exposição original: No Coração de Maio de 68, apresentada pela primeira vez em turnê nacional ao público brasileiro.

A exposição é composta por 43 fotografias inéditas, realizadas durante os eventos de maio de 1968 em Paris pelo grande fotógrafo Philippe Gras. Foram descobertas em seus arquivos depois do seu desaparecimento em 2007. A reportagem fotográfica de Philippe Gras se destaca entre toda a documentação já conhecida primeiramente pela qualidade artística das suas imagens, depois pelo olhar empático e distanciado em todos esses acontecimentos.

Mais informações aqui:
http://malocadragao.org.br/atracoes/?src=&dia=&local=&linguagem=6

JPEG
(Fotografia de Philippe Gras)

Uma série complementar de filmes "Mai 68, un étrange printemps", realizada pelo historiador e cineasta Dominique Beaux, apresenta testemunhos de personalidades e desconhecidos do mundo político, dos partidos, da função pública, das forças policiais, dos sindicatos, que ajudam a nos aproximar da realidade desta época. A série nos proporciona uma releitura dos eventos pelo olhar de testemunhas pouco solicitadas e ajuda a entender as forças e as dificuldades de uma ordem que vacilava em suas bases.

Em parceria com a cinemateca da Embaixada da França no Brasil, filmes completam esta programação, e serão projetados no Cinema do Dragão.

-  Le Fond de l’Air est Rouge (O Fundo do Ar é Vermelho, Chris Marker, 1977)
26 de abril às 16h30

- Milou en Mai (Loucuras de uma Primavera, Louis Malle, 1990)
28 de abril às 17h30

- Mourir à Trente Ans (Morrer aos 30 anos, Romain Goupil, 1982)
29 de abril às 17h30

- Un Etrange Printemps (Maio de 68 uma estranha primavera, Dominique Beaux, 2018)
29 de abril às 19h30

Mais detalhes aqui:
http://malocadragao.org.br/atracoes/?src=&dia=&local=&linguagem=6

publicado em 30/04/2018

Topo de página