Exposição “Rios, climas e homens” na Aliança Francesa de Recife

JPEG

Refletir sobre a importância dos grandes rios para o desenvolvimento do homem ganha uma dimensão cada vez maior diante das mudanças climáticas e dos episódios de inundações e estiagens, ocorridas com uma frequência cada vez maior em várias partes do mundo. Estes fenômenos traduzem-se em perdas imensuráveis para a biodiversidade, além de perturbarem as atividades de pesca, agricultura e o aproveitamento por represamento das águas nas cidades.

A partir disso e acompanhando o calendário da Caravana do Clima no Brasil, um ciclo de eventos sob a perspectiva da Conferência do Clima COP21 das Nações Unidas, agendada para o próximo mês de dezembro, em Paris, a Aliança Francesa de Recife, em parceria com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), traz à cidade do Recife a exposição Des fleuves, des climats et des hommes (em português, “Rios, climas e homens“). A abertura será na quarta-feira, dia 21, às 19h30, na unidade Derby da Aliança Francesa, com entrada franca.

São 26 cartazes, em francês, espanhol, inglês e português, com a intenção de propor aos participantes uma reflexão sobre como as atitudes do homem impactam diretamente nas bacias hidrográficas espalhadas pelo mundo, com base em resultados de investigações científicas sobre três rios fundamentais para as populações de seus respectivos países: o Amazonas (Brasil), o rio Níger (África), e o Mekong (China).

Além de estar aliada à Caravana do Clima no Brasil, a passagem da exposição Des fleuves, des climats et des hommes pelo Recife integra a X Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e a XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A mostra fotográfica fica em cartaz durante um mês, das 07h às 21h.

Sobre a Conferência do Clima COP21

Entre 40 e 50 mil pessoas, de mais de 95 nações, são esperadas na Conferência do Clima – Paris 2015. Realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento está marcado para o mês de dezembro e promete ser uma das maiores conferências climáticas já realizadas na história. O objetivo da ONU é limitar a elevação do aquecimento global em até 2ºC nos próximos anos. Com previsão de efeito a partir de 2020, o acordo de Paris determinará os esforços para a contenção das emissões de gases do efeito estufa e demais atitudes a serem somadas para este objetivo.

Exposição Des fleuves, des climats et des hommes (“Rios, climas e homens”)

Período: De 21 de outubro a 20 de novembro, das 07h às 21h
Local: Aliança Francesa do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)
Entrada franca
Informações: (81) 3202.6262

publicado em 18/01/2017

Topo de página