Especialista na arte vitral, Véronique David se encontrou com Marianne Peretti

A convite do Serviço Cultural do Consulado geral da França para o Nordeste, pesquisadora especialista na história do vitral, Véronique David esteve em Brasília e no Recife para estudar as obras de Marianne Peretti, se encontrar com a artista e descobrir seus arquivos.

A pesquisa faz parte de um projeto que contará com a publicação de um livro, uma exposição e um documentário, sobre as obras de Marianne Peretti e os 60 anos de atividade da artista franco-brasileira que adotou Olinda como sua "pátria" há mais de 20 anos.

JPEG

Véronique David pôde nomeadamente analisar os vitrais da catedral de Brasília criados por Marianne Peretti, assim como outras obras da artista nas cidades de Recife e de Olinda, onde a artista trabalha. O programa de pesquisa pretende salientar as inovações introduzidas pela artista na arte vitral, sublinhando a originalidade das obras.

Membro eminente da equipe de pesquisadores de vitral do Centro André Chastel, da Universidade Parisiense Sorbonne, Véronique David é autora de vários catálogos de exposição e numerosos artigos e matérias para revistas de arte. Nos últimos anos, ela se especializou na área dos vitrais da arquitetura moderna.

Para ver o clipping:

- artigos do Jornal do Commercio:

PDF - 268.5 KB
(PDF - 268.5 KB)
PDF - 854 KB
(PDF - 854 KB)

- artigo da Folha de Pernambuco:

PDF - 104.1 KB
(PDF - 104.1 KB)

- artigo do blog do jornalista Fernando Machado:

PDF - 15.6 KB
(PDF - 15.6 KB)

publicado em 28/03/2014

Topo de página