Entrega das Palmas Acadêmicas a Senhora Heloisa Arcoverde de Morais

Foi no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, que o Senhor Bruno Bisson, Cônsul Geral da França no Recife, entregou no dia 14 de março de 2015, a comenda de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas a Senhora Heloisa Arcoverde de Morais, na presença de seus amigos e de seus familiares.

JPEG

O Senhor Bisson saudou o trabalho importante realizado em favor do ensino e da promoção da língua francesa, seu engajamento na Associação dos Professores de Francês e destacou seu entusiasmo pelas línguas, pela literatura e pela poesia francesa e brasileira, que a conduziram a direção das edições e atividades literárias da Prefeitura do Recife.

JPEG

Biografia da Sra. Heloisa Arcoverde

Oriunda de João Pessoa, a Senhora Heloisa Arcoverde reside no Recife desde os anos 70. Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, ela obteve o mestrado em Língua e Literatura Francesas com a dissertação sobre Lauréamont e depois uma pós-graduação em Literatura Brasileira sobre a obra dos Poetas de Pernambuco.
A Senhora Arcoverde ensinou francês durante mais de 25 anos, na Aliança Francesa de João Pessoa, na Escola Técnica Federal da Paraíba e no centro de línguas do Estado de Pernambuco. Nos anos 80, ela foi também coordenadora dos Centros de línguas e presidente da Associação dos Professores de Francês.
Nos anos 1980, durante seus estudos e pesquisas, a Senhora Arcoverde foi várias vezes a França. Ela passou notadamente 3 anos em Bordeaux, onde ensinou a língua, literatura e civilização brasileiras na Universidade Michel de Montaigne.
De volta ao Brasil, tornou-se professora de Literatura Brasileira na Faculdade de Vitória de Santo Antão, depois dirige a Gérência de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, onde ela é responsável pelas edições e atividades literárias da Prefeitura da Cidade do Recife. Atualmente, ela é responsável pelos serviços de edições da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Ela é co-organizadora da antologia poética bilíngue « Nantes-Recife : um olhar transatlântico ».

publicado em 11/04/2016

Topo de página