Encontro entre o Consulado Geral e o músico José Roque Neto por ocasião do lançamento de método de trompete para frevo [fr]

Na quarta-feira 8 de janeiro de 2020, o Consulado Geral recebeu José Roque Neto, à iniciativa de um método de trompete para frevo.

Romain Louvet e José Roque Neto - JPEG

Na quarta-feira 8 de janeiro de 2020, José Roque Neto, trompetista e compositor, reuniu-se com o Consulado Geral a respeito do lançamento do método de trompete, corneta e flugelhorn para frevo, “O trompete no frevo – Método RoqueNetto” pela editora B52 Desenvolvimento Cultural (representada por Tactiana Braga durante o encontro).

A publicação – escrita em português, francês e inglês na mesma edição – tem por objetivo facilitar o aprendizado do frevo, estilo de música tradicional de Pernambuco reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, especialmente para um público de fora do estado nordestino. Na primeira parte, o livro também retraça a história do frevo, antes de agraciar o leitor com 28 partições.

Se José Roque Neto dedica-se a tornar a prática do frevo acessível no exterior, isso de deve principalmente à oportunidade que teve de vivenciar uma cultura musical diversa para além das fronteiras brasileiras durante sua formação. Entre 2001 e 2003, o músico também integrou a Big Band do Conservatório Municipal Nadia e Lili Boulanger, no nono distrito de Paris.

O Consulado da França para o Nordeste em Recife parabeniza a iniciativa de José Roque Neto e sua vontade de tornar o frevo mais acessível.

publicado em 14/01/2020

Topo de página