Dia 19 de março de 2015, as embaixadas francesas celebram o Goût de / Good France

Além dos restaurantes participantes, as embaixadas da França também se mobilizarão e organizarão, no dia 19 de março, um jantar Goût de / Good France em suas instalações. As redes consulares e culturais também farão ecoar esse evento inédito em inúmeros países. Graças a esse compromisso, jantares Goût de / Good France serão organizados, na mesma noite, em 150 países.

PNG

Na quinta-feira, 19 de março de 2015, 1 500 cardápios serão propostos em restaurantes e embaixadas de 150 países espalhadas pelos 5 continentes, a fim de celebrar a gastronomia francesa, convidando o público a compartilhar um « jantar francês ». Em cada restaurante participante, o evento homenageará uma cozinha viva, aberta e inovadora, sendo fiel a seus valores: partilha, prazer, respeito ao comer bem e ao planeta.

Goût de / Good France é fruto de uma inciativa de Alain Ducasse e do Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional.

Laurent Fabius declarou durante a apresentação do projeto: « O patrimônio da França são a cozinha, os vinhos, (…) a refeição à francesa está inscrita, desde 2010, no Patrimônio Mundial da UNESCO, mas não é apenas um patrimônio para se contemplar, glorificar ou saborear, é um patrimônio que deve crescer e se destacar ».
Para Alain Ducasse : « A culinária francesa é a intérprete de uma culinária que evoluiu, alcançando a leveza encontrada na harmonia com cada ambiente (…) o ponto em comum é a generosidade, a partilha, o amor pelo belo e saboroso. A oportunidade de festejar a culinária francesa ao redor do mundo será um parênteses encantador em sua história.

Inspirado em Auguste Escoffier, que iniciaria em 1912 « Jantares de Epicuro » — o mesmo cardápio, no mesmo dia, em diversas cidades do mundo e para um grande número de convidados — o Goût de / Good France retoma essa grande idéia com o desejo de colocar em relação restaurantes presentes nos quatro cantos do mundo.

Os chefs apresentarão em seus estabelecimentos um menu « à francesa » com um aperitivo de tradição francesa, uma entrada fria, uma entrada quente, um peixe ou crustáceo, uma carne ou ave, um queijo francês (ou uma seleção de queijos), uma sobremesa de chocolate, vinhos e um digestivo francês, estando livres para dar destaque à sua tradição/cultura culinária.

Uma cozinha acessível a todos, desde a mais alta gastronomia ao bistrô de qualidade, concebida a partir de produtos frescos da estação, com menos gordura, menos açúcar, menos sal e menos proteína.

O preço do menu fica a critério do restaurante e cada um se comprometerá a reverter 5% das vendas a uma ONG local que trabalhe em prol do respeito à saúde e ao meio-ambiente.

Uma viagem gastronômica

É um convite a uma verdadeira viagem que a França oferece ao mundo: reunir mais de 1 500 chefs de 5 continentes que se beneficiarão dos pontos fortes da gastronomia francesa para expressar seu talento através de 1500 menus.

A partir de 21 de janeiro de 2015, todos os restaurantes participantes estarão no site www.goodfrance.com

JPEG

- Veja a lista dos restaurantes participantes no Nordeste :

Recife :

- Restaurante Château Brillant, chef Meiga Von Liebig

- Restaurante Ponte Nova, chef Joca Pontes

Olinda :

- Restaurante Chez Brigitte, chef Brigitte Clara Anckaert

- Maison Do Bomfim, chef Jeff Colas

Salvador :

- Hôtel Villa Bahia, chef Augusto Lago

- Restaurante La Provence, chef Laurent Canovas

Natal :

- La Brasserie de la mer, chef Erick Jacquin

Maceio :

- Bistrot Paris VIII, chef Christian Haug

João Pessoa :

- Restaurante Roccia, chef Onildo Rocha et fils

- Restaurante Terraço Mediterâneo, chef Ricardo Lyra

publicado em 11/04/2016

Topo de página