Declaração do Ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian (22 de agosto de 2019) – Amazônia – Incêndios

DECLARAÇÃO DO SENHOR JEAN-YVES LE DRIAN
MINISTRO DA EUROPA
E DOS ASSUNTOS EXTERIORES

Amazônia - Incêndios

As florestas tropicais desempenham um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas. A França está muito preocupada com os numerosos incêndios, de magnitude sem precedentes, que afetam a floresta amazônica há várias semanas.

Favorecido por uma seca em grande medida acentuada pela desflorestação e pela conversão de áreas florestais em terras agrícolas, este episódio afeta vários países da região, com graves consequências para as populações locais e para a biodiversidade. O Presidente da República tratou principalmente dessas questões durante seu encontro em 16 de maio com o cacique Raoni em Paris, e eu mesmo levantei essas questões com meus interlocutores durante minha visita ao Brasil em julho.

Na Amazônia, a França também é confrontada com esse risco na Guiana, e está conduzindo uma cooperação de longo prazo com os países da América do Sul para enfrentá-lo, particularmente por intermédio da Agência Francesa de Desenvolvimento e do “Institut de recherche pour le développement”. Assim, a Agência Francesa de Desenvolvimento lançará, no início de 2020, um projeto regional de 9 milhões de euros, em cooperação com a sociedade civil, para a preservação dos ecossistemas amazônicos. Estamos determinados a dar continuidade a esses esforços e a trabalhar com todos os atores da região (Estados, autoridades locais, ONGs, setor privado) comprometidos com a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável, com o Acordo de Paris, e com a adoção em 2020 das próximas metas globais para a proteção da biodiversidade.

publicado em 22/08/2019

Topo de página