Cultura e lazer

Em 2007, O orçamento do Ministério da Cultura foi de 3,2 bilhões de euros . O financiamento da cultura chega a 12,6 bilhões de euros, metade dos quais por parte do Estado, enquanto a outra metade fica por conta das coletividades locais.

As famílias francesas gastam em média 1.385 euros por ano com cultura, lazer, esportes e jogos.

Livros

Em 2006, 65.298 títulos de livros foram editados, dos quais 33 460 títulos novos e 31 738 reedições, totalizando 512 milhões de exemplares.

396 milhões de exemplares foram vendidos nesse mesmo ano por 277 editoras.

Faturamento das editoras (2006): 2,9 bilhões de euros.

JPEG - 8.2 KB
Banca de jornal em Paris. © F. de La Mure / M.A.E.

Jornais

27 % dos franceses lêem um jornal todos os dias entre os 10 títulos nacionais e 109 títulos regionais.

Tiragem global anual: 4,7 bilhões de exemplares.

Periódicos

Entre os 100 maiores, 8 possuem uma tiragem superior a 1 milhão de exemplares e 10 mais de 500.000.

Com 460 exemplares vendidos para cada 1.000 habitantes, os franceses são os maiores leitores de revistas do mundo.

Televisão

A televisão é a maior fonte de lazer dos franceses e o tempo médio de audiência é da ordem de 3 horas e 24 minutos por dia por pessoa.

A paisagem audiovisual francesa é composta de mais de 180 canais de televisão:

> 5 emissoras públicas nacionais: France 2, France 3, France 4, France 5 (canal educativo) e France Ô (primeiro canal multicultural francês)

> Arte: canal cultural franco-alemão

> France24: canal francês de informação internacional contínua (francês, inglês e árabe)

> 3 emissoras privadas nacionais: TF1, M6 e Canal Plus (canal por assinatura que possui 5,14 milhões de assinantes no mercado francês e 6,8 milhões no mercado internacional).

> Várias dezenas de canais disponíveis nas redes de TV a cabo, ADSL e TNT (sigla em francês para TV digital). O número de lares conectados à TNT, em 2006, era de 6 milhões contra aproximadamente 5 milhões à ADSL.

> um número incalculável de emissoras captáveis por satélite (Canal Satellite, TPS. etc).

> TV5 e Canal France Internationale (CFI) são dois dos canais de televisão do dispositivo da ação audiovisual exterior da França.

Rádio

A sociedade Radio France reúne os canais radiofônicos de serviço público: France Inter, France Info (canal de informação contínua), France Culture, France Musique, Radio Bleue, FIP e Mouv’ (para jovens).

O setor privado é representado pela RTL (a rádio mais ouvida da França), Europe I e Radio Monte Carlo, estações de programação geral e uma infinidade de rádios musicais, temáticas, associativas e regionais que transmitem em freqüência modulada.

Radio France Internationale (RFI) (44 milhões de ouvintes no mundo), a RMC-Oriente Médio, que transmitem para o Oriente Próximo e Médio e a Medi 1 para os países do Magreb, constituem o dispositivo da ação radiofônica exterior da França.

JPEG - 8.9 KB
Um cybercafé em Paris. 77% das conexões são feitas de casa e 38% do local de trabalho. © F. de La Mure / M.A.E.

Informática e multimídia

Embora o computador seja considerado, antes de tudo, uma ferramenta profissional utilizada por 80% dos franceses, ele vem ganhando cada vez mais os lares: 55% dos lares franceses são equipados com um microcomputador e 46% conectados à internet

"Nova forma de acesso ao saber", a Internet conquistou rapidamente os franceses, que são hoje 20 milhões a utilizá-la na escola, no trabalho ou em casa.

O desenvolvimento da Internet na França teve um crescimento rápido e notável: cada instituição, jornal, órgão administrativo ou empresa dispõe de seu site, cobrindo uma ampla variedade temática (esporte, educação, serviços, cinema, etc.).

Os portais e provedores de acesso (como Wanadoo do grupo France Telecom) e os sites de serviços são os mais acessados.

Cinema

A França, que inventou o cinematógrafo em 1895, continua sendo muito dinâmica nesse setor. 203 filmes foram produzidos em 2006 (2° lugar mundial em investimentos cinematográficos).

62,5% dos franceses vão ao cinema pelo menos uma vez ao ano e 33% pelo menos uma vez por mês. Com mais de 5.366 salas de projeção – 97% das quais multiplex – a França é um dos países com a mais densa rede de salas de cinema.

www.cnc.fr

Música e dança

A França possui 28.841 artistas dramáticos e dançarinos, 30.415 artistas da música e do canto, 285 festivais de música, de arte lírica e dança e 7.078 artistas de variedades.

Por outro lado, é cada vez maior o número de aficionados em razão do recente e grande desenvolvimento do ensino dessas duas disciplinas (5,108 estabelecimentos especializados só na área da música).

Teatro

33.300 representaçõees por ano (teatros nacionais, centros dramáticos nacionais, palcos nacionais e teatros privados) atraem 7,5 milhões de espectadores regulares. À margem dos grandes palcos de Paris e seus arredores, das cidades do resto do país e dos renomados festivais como o de Avignon, vimos desenvolverem-se mais de mil companhias teatrais independentes nos últimos tempos.

16% dos franceses com mais de 15 anos vão ao teatro, pelo menos, 1 vez por ano.

JPEG - 18.1 KB
Museu de Arte Moderna do centro Pompidou. © F. de La Mure / M.A.E.

Museus e monumentos

1.200 museus atraem dezenas de milhões de visitantes por ano. Só o Louvre, o palácio de Versalhes e o museu de Orsay recebem cerca de 16 milhões de pessoas todo ano. A maior parte das cidades do resto do país possuem também um ou vários museus.

Por outro lado, mais de 2.400 monumentos estão abertos ao público (7 milhões de visitantes por ano) e a Torre Eiffel é o mais visitado deles, com 6,7 milhões de visitantes por ano. Por fim, 42.300 edificações são protegidas pelo Ministério da Cultura a título de monumentos históricos.

www.culture.gouv.fr

Esportes

A prática do esporte desenvolveu-se consideravelmente nos últimos anos. Existem atualmente em torno de 16 milhões de licenciados nas federações esportivas: o futebol e o tênis são dois esportes que reúnem o maior número de licenciados. O judô, a petanca, a equitação, o badminton e o golfe vêm tendo, nos últimos anos, um sucesso admirável. Da mesma forma, os esportes de exploração ou aventura como bicycross, trilha, escalada, parapente, caiaque, etc. têm cada vez mais adeptos.

www.jeunesse-sports.gouv.fr

A cultura em festa

Festa da Internet, Jornadas do Patrimônio, Festa da Música, Leitura em Festa, Semana da Ciência são algumas das manifestações culturais e recreativas que os franceses gostam de compartilhar.

Seu sucesso é renovado a cada ano: as Jornadas do Patrimônio inauguram a visita aos monumentos históricos (ministérios, embaixadas, empresas, bancos) que normalmente estão fechados para o público. A Semana da Ciência tem como objetivo informar a respeito da evolução da ciência e suas implicações para a sociedade.

Evento que tem como eixo o tema do livro e da leitura, Leitura em Festa promove encontros com escritores, ateliês de escrita, concursos de novelas e revela as atividades ligadas ao livro.

Finalmente, a Festa da Internet sensibiliza o público para os desafios da sociedade da informação.

publicado em 28/03/2014

Topo de página