Conferências de Guillaume Duval

Duas conferências de Guillaume Duval acontecerão nos dias 12 e 13 de abril, as 19:30, na Aliança Francesa Recife.

O evento é organizado junto com o Serviço de Cooperação do Consulado geral da França no Recife / Instituto Francês do Brasil - Recife, e terá tradução consecutiva.

JPEG

Dia 12/04 às 19:30
O fim da globalização?

A globalização do comércio e das finanças está estagnada. Uma mudança profunda no capitalismo contemporâneo. Depois das diatribes protecionistas de Donald Trump, o Brexit e a ascensão de partidos nacionalistas na Europa, a rejeição política da globalização econômica agora parece amplamente vista como um ativo eleitoral. Na população, cresce a dúvida, especialmente na França, sobre as virtudes da internacionalização. Até mesmo os economistas não acreditam mais na globalização feliz e agora estão mais inclinados a enfatizar seu papel no aumento da desigualdade. Mas a realidade não esperou pela consciência de economistas e políticos. Paradoxalmente, no momento em que finalmente se abre o debate sobre os vencedores e os perdedores da globalização, várias transformações estruturais parecem estar forçando a desaceleração, se não o declínio, da extensão que pensávamos ser interminável da globalização dos negócios e finanças.

Dia 13/04 às 19:30
Para onde vai a Europa após a eleição de Emmanuel Macron ?

Pode Emmanuel Macron ter sucesso onde François Hollande falhou? Para isso, teria que conseguir aliviar a austeridade fiscal permanente e, sobretudo, acabar com as políticas deflacionárias do mercado de trabalho que impedem a recuperação da economia da área do euro, apesar da política monetária muito expansionista do Banco Central. Missão impossível? Se Emmanuel Macron decidiu lançar tal desafio - que não é adquirido no momento - o sucesso seria menos improvável do que muitos franceses pensam hoje. Depende, antes de tudo, naturalmente, da atitude da Alemanha, do seu governo, mas também da opinião pública dela. É por isso que o primeiro movimento de Emmanuel Macron depois de assumir o cargo foi ir para Berlim.

Guillaume Duval é redator-chefe da revista Alternatives Économiques, e membro do Conselho de Análise Econômica e Social na França. Engenheiro de Arts et Metiers (Bordeaux) de formação, trabalhou durante vários anos na indústria alemã. Ele é o autor de "Made in Germany, o modelo alemão além dos mitos", "Somos preguiçosos? E trinta outras perguntas sobre a França e os franceses ", “O liberalismo não tem futuro ". Os seus últimos livros analisam aspectos essência da economia francesa, particularmente a Europa, o desenvolvimento sustentável e a transição energética, e a saúde : “A França nunca mais será uma grande potência? Ótimo! E algumas outras (boas) razões para não se desesperar”, “Farto desta Europa? Eu também...” , “Consumir de uma outra maneira”, e “Saúde, o estado de emergência: por que estamos cada vez mais doentes; a batalha de medicamentos; em busca de um novo modelo: saúde nos debates”.

publicado em 11/04/2018

Topo de página