Conferência sobre a ecologia urbana por Alain Châtelet

Doutor em ecologia e Diretor do Laboratório de Pesquisa em Arquitetura (Universidade de Toulouse), Alain Châtelet propõe uma conferência na Aliança francesa de Recife no dia 26 de abril de 2013 às 19:30 sobre o tema da ecologia urbana.

Abordagem eco-sistémica da Cidade

A ecologia urbana, procedente das ciências humanas, é frequentemente assimilada a uma abordagem essencialmente biológica e, secundariamente, técnica do ordenamento da cidade. Consequentemente aparece que os únicos desafios de importância aos olhos dos ecólogistas sejam os da gestão dos recursos e do meio ambiente por um lado, de uma reconquista da cidade “pela natureza” em nome da salvaguarda da biodiversidade por outro lado. As ciências humanas por sua vez se dedicariam essencialmente ao pedido social no sentido amplo.
Contra esta visão monodisciplinar, a ecologia urbana, considera a cidade como um ecossistema que deve privilegiar uma abordagem pluridisciplinar ainda mais ampla que este ecossistema é o primeiro do qual o homem é a espécie característica.
Uma abordagem verdadeiramente sistémica da cidade permitiria sem dúvida que a cidade não fosse considerada obrigatoriamente como “uma mancha” ambiental mas que seja capaz, da mesma maneira que os ecossistemas “naturais”, de produzir serviços na acepção dos quais jà foram valorizados pela Avaliação dos Ecossistemas para o Milénio.

Alain Châtelet intervem igualmente no MDU (Master desenvolvimento Urbano) na UFPE no âmbito de um seminário sobre o tema da Cidade sustentàvel o dia 24 de abril de 2013.

publicado em 28/03/2014

Topo de página