Ateliers Varan : feedback de experiências

JPEG

A Oficina H2O Cine Recife aconteceu em Recife do dia 1 de agosto até o dia 16 de setembro. Dez alunos tiveram a oportunidade de realizar filmes sobre o tema da água e do meio ambiente seguindo os metodos documentários dos Ateliers Varan, grupo francês.

JOÃO NOVAES fez parte da turma e realizou o filme "A boa hora". Ele contou um pouco dessa experiência singular para nós.

"Na minha atuação em defesa dos direitos humanos e da biodiversidade percebi que um dos maiores desafios é garantir que pessoas ou grupos sociais em condição de vulnerabilidade possam compreender as causas e consequências das violações de seus direitos, inclusive os impactos para toda a coletividade.

Mas contextualizar essas histórias de vida para esses grupos, que muitas vezes estão dispersos em diversas regiões, é uma tarefa ainda mais difícil quando levamos em conta apenas o uso das ferramentas convencionais dos operadores do direito. Desse modo a possibilidade de catalisar a realidade por meio de narrativas audiovisuais, é sem dúvida, uma das coisas mais extraordinárias que o cinema pode oferecer para a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

Isso ficou evidente para mim durante o curso H2O Cine Recife realizado pelos Ateliers Varan, que contou com professores do mais alto nível e super comprometidos com a evolução e o sucesso de cada aluno, utilizando um método eficaz de ensino-aprendizagem que une teoria e prática desde o primeiro dia de aula. O resultado não podia ser outro: realizei o meu primeiro filme e agora sei que foi só o começo, pois ganhei conhecimento e confiança para fazer muito mais. "

publicado em 17/10/2016

Topo de página