Ateliers Varan : feedback de experiências

JPEG

A Oficina H2O Cine Recife aconteceu em Recife do dia 1 de agosto até o dia 16 de setembro. Dez alunos tiveram a oportunidade de realizar filmes sobre o tema da água e do meio ambiente seguindo os metodos documentários dos Ateliers Varan, grupo francês.

ISABELLE RIBEIRO fez parte da turma e realizou o filme "Daqui não saio". Ela contou um pouco dessa experiência singular para nós.

“... Na hora certa, nos mandaram a campo. "Vao achar seus personagens!". Cada pesquisa, uma explosão. A cegueira, causada pela poeira levantada, assusta. Vasculhar o desconhecido; descobrir o outro é assustador, de início. "Teria eu o direito de apontar o que há de interessante naquela pessoa, naquele lugar?".
Adriana, Catalina, Mariana e Daniele. Os professores com as almas mais jovens que já conheci - mas de experiência assustadora e linda-, nos mostraram como recobrar a visão. Nós ensinaram a esperar toda poeira assentar, pegar nossas câmeras e, como que com um pincel arqueológico, agitar a quantidade certa de sedimento, na hora apropriada.
Aprendi que não se faz um filme sozinha. Nem antes, nem durante, nem após as gravações. Os amigos que fazemos são como a tomada de fôlego para continuar. Não estar sozinho é essencial. Enxergar, nos olhos do outro, angústias semelhantes as suas é encorajador. Me levou até o fim.
Agradeço, novamente, a todos dos Ateliers Varan, por terem me ajudado a recobrar a visão e superar o medo de conhecer - tudo, não só o Recife.”

publicado em 10/10/2016

Topo de página