Ateliers Varan : feedback de experiências

JPEG

A Oficina H2O Cine Recife aconteceu em Recife do dia 1 de agosto até o dia 16 de setembro. Dez alunos tiveram a oportunidade de realizar filmes sobre o tema da água e do meio ambiente seguindo os metodos documentários dos Ateliers Varan, grupo francês.

DANIEL DRUMOND fez parte da turma e é realizador do filme Carne e casca. Ele contou um pouco dessa experiência singular para nós.

“Pra participar do curso dos Ateliers Varan, precisei largar um emprego, recusar uma proposta e trancar o semestre da faculdade... Capaz de eu ter aprendido mais nas 7 semanas de Varan que nos meus 7 semestres de faculdade. E tenho certeza que elas transformaram profundamente não somente os alunos, mas também quem nos acompanhou do início ao fim do processo.

Digo "do início ao fim" pois não posso de deixar de falar sobre o fim. Apresentamos os filmes no Cinema São Luiz, o mais antigo da cidade (e o mais lindo que eu já fui, inclusive). Foi a primeira vez que os netos do Mosquito, personagem principal do meu filme, "Carne e Casca", foram ao cinema. E também a primeira que ele se viu vivo em uma tela - para além das figurações em reportagens de jornal.

Vi Mosquito, cascudo e de poucos sorrisos, chorar. Não por ver os sofrimentos da vida de pescador, mas por se ver em uma escola após 45 anos sem estudar - e reconhecer sua luta para que seu futuro e de seus netos seja diferente. Vi-o leve, orgulhoso de si, feliz com os cumprimentos da plateia. Vi um monte de gente o abraçando, pedindo pra tirar foto. Logo ele, pescador de sururu. Não, ele: José Joaquim Francisco Filho.

Digo adeus com nós na garganta e muitos quilos a mais de alegria no peito.

Obrigado”

publicado em 04/10/2016

Topo de página