Atelier Cinéma de agosto promove Especial Nouvelle Vague

JPEG

O Atelier Cinéma – cineclube promovido desde agosto de 2013 pela Aliança Francesa – está com uma programação especial para este mês em que completa dois anos de idealização. Entre os dias 07 e 29, o cineclube irá exibir oito clássicos do célebre movimento artístico francês, a Nouvelle Vague. Ao final das sessões, o público poderá participar de debates comandados por Catarina Andrade, Doutoranda em Comunicação e autora do livro “As Fronteiras da Representação – imagens periféricas no cinema francês contemporâneo”, com a participação de convidados especiais.

Movimento criado nos anos sessenta por uma juventude voraz e sedenta por mudanças na cinematografia francesa, a Nouvelle Vague explodiu e ecoou como uma bomba para os conservadores da época, provocando efeitos que, até hoje, inspiram novos cineastas pelo mundo. Como homenagem ao movimento e em celebração ao sucesso do projeto Atelier Cinéma, a Aliança selecionou oito filmes dos mais influentes diretores da geração da ‘’Nova Onda’’, como Maculin, Feminin (Jean-Luc Godard - 1996); A História de Adele (François Truffaut – 1975); As Duas Faces da Felicidade (Agnès Varda – 1965); O Ano Passado em Marienbad (Alain Resnais – 1961); além de Peau d’Âne (Jacques Demy – 1970), este último tem classificação livre e foi baseado no conto de fadas de Charles Perrault.

Todas as sessões do Atelier Cinéma – Especial Nouvelle Vague são gratuitas. Para os que não conhecem, é uma ótima oportunidade de descobrir o valor do movimento para a história do cinema mundial. Aos que já conhecem, mais uma chance de desfrutar dos filmes. Mais informações: (81) 3202.6262.

publicado em 05/08/2015

Topo de página