Assinatura de um acordo-quadro de cooperação entre o Estado de Pernambuco e a Região Midi-Pirineus

O Presidente da Região Midi-Pirineus, o Senhor Martin Malvy, foi acolhido em Pernambuco com uma delegação de 70 pessoas de 21 a 24 de abril de 2014. Esta visita e a assinatura de um acordo-quadro de cooperação entre o Estado de Pernambuco e a Região Midi-Pirineus dão continuidade a várias colaborações iniciadas em 2010 nas áreas de cooperação cultural, científica e técnica. O acordo assinado vem assim reforçar estas colaborações e abrir novas perspectivas de cooperação entre as duas regiões.

A COMUE “Universidade de Toulouse” (Comunidade das Universidades e Instituições de Toulouse) inaugurou nessa ocasião, sua antena permanente para América Latina na UFPE, dentro do Laboratório CERMA, com objetivo de reforçar seu programa de mobilidade estudantil e de professores-pesquisadores, mas também o acolhimento de doutorandos. Um seminário científico sobre os grandes desafios da pesquisa e da formação no Midi-Pirineus e em Pernambuco se realizou também, reunindo quarenta professores-pesquisadores franceses. Ele permitiu de definir as temáticas de pesquisa durante os sete ateliês: Meio-Ambiente e Recursos; Patrimônio, história e sociedade; Espaços urbanos; Biologia e saúde humana; Materiais e tecnologia; agronomia e saúde animal; Formações inovadoras e internacionais.
Anisio Brasileiro, reitor a UFPE e Marie-France Barthet, presidente da universidade de Tolosa sassinam o acordo entre os dois universidades - JPEG

Um acordo entre o Hospital das Clinicas de Recife e o CHU de Toulouse foi também realizado. A convenção trata das cooperações logísticas (funções tecidos e alimentação), engenharia técnica (manutenção e exploração das construções) e sobre as novas tecnologias de diagnóstico e de radiologia intervencionista.

Um dos primeiros projetos de cooperação entre as duas regiões se refere à cooperação técnica. A colaboração teve início em 2010, após as inundações que atingiram fortemente o Estado de Pernambuco, entre o Instituto IATEC (Instituto de Apoio técnico a cidadania) e a ONG tolosana ACAD (Associação para a Cooperação entre Atores do Desenvolvimento). Um seminário sobre os operações de socorro e as ações de reconstrução foi aliás organizado com o apoio do Consulado. Esta colaboração se prolonga até hoje com a realização de um projeto piloto de prevenção de riscos e de desenvolvimento local, apoiado pelo Estado de Pernambuco e a Região Midi-Pirineus, e desenvolvendo em particular as fileiras curtas da agricultura familiar.

A cooperação cultural é um outro ponto importante nos intercâmbios entre Pernambuco e Midi-Pirineus. Desde 2011, pontes foram estabelecidas entre os festivais de música jazz “MIMO” (Mostra Internacional de Música de Olinda) e “Jazz in Marciac” referente à programação e à atividade pedagógica; mas também entre o cantor Silvério Pessoa e o grupo La Talvera no âmbito do projeto “Forroccitanie” destacando as semelhanças entre músicas e danças tradicionais, herdadas dos trovadores, no Nordeste do Brasil e no Sudoeste da França.
No âmbito da missão regional, um representante de La Grainerie, Fábrica de Artes do Circo no Midi-Pirineus, participou de um encontro com os atores da fileira do circo em Pernambuco. Artistas, mas também produtores, formadores e a diretora do Festival do Circo do Brasil (que se realiza todo ano no Recife) estavam reunidos a fim de discutir perspectivas de mobilidade dos artistas. Enfim um outro projeto deveria brevemente surgir na área da construção de órgão valorizando assim o saber-fazer de uma empresa de Midi-Pirineus. Este projeto inclui ao mesmo tempo atividades de reconstrução dos instrumentos, mas também a formação de artesões no Brasil, e o desenvolvimento de um instrumento de música para as pessoas portadoras de deficiências.

A área econômica foi entre as primeiras prioridades desta visita. O Presidente da Região a colocou como condição importante para assinatura de um acordo-quadro de cooperação. Os representantes de onze empresas do Midi-Pirineus vieram e foram recebidos especialmente no Porto de Suape e no Porto Digital. O Diretor de Ubifrance-Brasil fez uma apresentação das oportunidades e das especificidades do mercado brasileiro; e o diretor de uma empresa francesa implantada no Recife, lhes apresentou seu testemunho em matéria de implantação econômica em Pernambuco. Encontros individuais com os sindicatos de diferentes setores econômicos foram organizados durante a semana, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad-Diper), da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Midi-Pirineus (Midi-Pyrénées Expansion).
Paralelamente, foi organizado um encontro entre a Agência da Agua e do Clima de Pernambuco (Apac) e a Agência da Agua Adour-Garonne que finalizou com a assinatura de um protocolo de parceria entre os dois organismos.

Uma delegação brasileira está sendo aguardada brevemente no Midi-Pirineus a fim de reforçar os intercâmbios e a cooperação bilateral.

JPEG

PDF - 2.4 MB
Entrevista do presidente da região Midi-Pyreneus Martin Malvy
(PDF - 2.4 MB)
PDF - 717.9 KB
Sobre o acordo. Jornal do Comercio
(PDF - 717.9 KB)

publicado em 07/05/2014

Topo de página