A autora Leonora Miano vem apresentar La saison de l’ombre, Prêmio Femina 2013

Leonora Miano é convidada no Brasil e virá apresentar o seu último romance “La saison de l’ombre”, que recebeu o Prêmio Femina em 2013, nas alianças francesas de Salvador, Recife e João Pessoa de 17 a 21 de novembro depois de uma passagem na Festa Literária Internacional das Periferias (FLUPP) no Rio de Janeiro.

Leonora Miano nasceu em Camarões e chegou na França quando ela tinha 18 anos. Ela ganhou o Prêmio “Goncourt des Lycéens” em 2006 com o livro que se chama Contours du jour qui vient. Seu último romance, La saison de l’ombre se passa na Africa negra antes da colonização. Coloca em destaque a chegada dos ocidentais na costa africana onde instalaram cinco séculos de escravatura que agitaram o curso da humanidade para sempre. A autora se interessa então por aqueles que ficaram. Aqueles a quem foram retirados os seres que eles amavam e cujo mundo desabou.
A sua obra é constituída até hoje de sete romances, dois compilações de textos curtos, um texto teatral e uma compilação de conferências, cujo objetivo é de contextualizar o povo subsariano e afrodescendentes na globalidade da experiência humana. Leonora Miano recebeu o Grande Prêmio Literário da Africa negra pelo conjunto da sua obra em 2012.

Programação:
terça-feira 18/11
às 18h leitura e debate na Aliança francesa de Salvador

quarta-feira 19/11
às 19h30 leitura e debate na Aliança francesa do Recife – Derby

quinta-feira 20/11
às 20h debate na Universidade federal da Paraiba em parceria com a Aliança francesa de João Pessoa (auditório 412 Departamento de letras e ciências humanas)

Eventos gratuitos e abertos.
JPEG

publicado em 18/01/2017

Topo de página