A Cia francesa L’Immédiat/Camille Boitel no Festival de circo do Brasil

Para a sua 9.a edição, o Festival de Circo do Brasil prossegue a sua exploração da diversidade das artes do circo, das técnicas tradicionais e das escritas contemporâneas. Companhias internacionais estão convidadas ao lado de companhias brasileiras para explorar a noção de vertigem.

A Companhia L’Immédiat/Camille Boitel apresenta o espetáculo L’Immédiat (o Imediato), encenado para sete intérpretes por Camille Boitel, nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013 no Teatro Luiz Mendonça no Parque Dona Lindu.

L’Immédiat é um projeto inclassificável na fronteira do teatro, da performance e do circo.
O espetáculo subverte a lógica do circo, geralmente de domínio e controle, para instaurar um elogio ao descontrole, ao fracasso. A imprevisibilidade dos acontecimentos em cena surpreende constantemente a plateia e transmite a sensação de um acidente contínuo, nesta performance em que a palavra “colapso” encontra sua perfeita tradução.

Camille Boitel - Um verdadeiro artista de circo, Camille Boitel é acrobata, dançarino, ator e músico. Começou a se apresentar como artista de rua os 12 anos, ao lado da irmã Raphaelle, contorcionista. Nessa época, conheceu Annie Fratellini, que o convidou a integrar sua escola gratuitamente. Camille Boitel trabalhou na criação e performance do premiado espetáculo La Symphonie du Hanneton , de James Thierrée.

Após ter sido o vencedor do prêmio “Jovens Talentos de Circo” em 2002 e criado seu primeiro espetáculo, O Homem de Hus no mesmo ano, Camille Boitel o apresentou por toda a Europa e na Ásia. Criou em seguida o L’Immédiat, em 2009, conduzido pela associação de mesmo nome. Esse espetáculo ganhou o prêmio “Mimos”, Festival de Mímica de Périgueux em 2010, e foi apresentado cerca de 200 vezes, na França, Europa (Portugal, Espanha, Hungria, Romênia, Lituânia, Letônia, Inglaterra, Holanda, Eslovênia...) e América do Sul (Argentina e Uruguai).

O espetáculo L’Immédiat é apresentado pela primeira vez no Brasil, no Recife no âmbito do Festival de Circo do Brasil e em turnê no Rio de Janeiro e em São Paulo, com o apoio do Instituto Francês, da Prefeitura de Paris e da Embaixada da França no Brasil, e dos consulados da França em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Recife.

Espetáculo para todo público (a partir dos 8 anos)
Duração 1h
Os 11 e 12 de outubro ás 21h e o 13 de outubro ás 19h no Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu

Programação completa: http://www.festivaldecircodobrasil.com.br/

Fotos: Vincent Beaume

Clipping

JPEG

publicado em 28/03/2014

Topo de página