TERESINA | 03/04 : A AFD e a Prefeitura de Teresina assinam um protocolo de cooperação [fr]

O acordo foi assinado no dia 3 de abril de 2019 por Sr. Philippe Bauduin, Vice-Diretor geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e o Prefeito de Teresina, Sr. Firmino Filho, na presença do Cônsul Geral da França para o Nordeste.

JPEG - 309.9 KB
O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinando o protocolo de cooperação ao lado do Sr. Philippe Bauduin, Vice-Diretor Geral da AFD.

Teresina e a AFD têm ambições comuns

A cidade de Teresina possui muitos projetos de transformação urbana para o desenvolvimento sustentável no âmbito de seu programa para o futuro Agenda 2030.
Este programa propõe uma abordagem multissectorial e inclusiva e visa responder aos desafios herdados do século passado (infraestruturas, saneamento, vulnerabilidade social, segurança) e aos do século XXI: aquecimento global, poluição, etc.

A Agenda 2030 da capital do Estado do Piauí faz, no entanto, ecoar amplamente as prioridades estratégicas da AFD no mundo e no Brasil (ver no quadro abaixo). Um dos projetos que o compõem, o Observatorio da Mobilidade, já é objeto de uma colaboração com a AFD no âmbito do programa europeu Euroclima+. Os sucessos já conhecidos dessa colaboração entre a cidade de Teresina e a Agência Francesa de Desenvolvimento foram motivos suficientes para motivar ambos a fortalecer sua cooperação.

A AFD define sua estratégia mundial em torno de três grandes preocupações: o clima, o vínculo social e a preocupação de evitar o endividamento dos Estados, confiando na capacidade de financiamento dos atores públicos, privados e mistos. Procura trabalhar em estreita colaboração com os cidadãos e os governos locais e fornecer conhecimentos baseados nas experiências e projetos dos seus parceiros.
No Brasil, onde a AFD está presente há 11 anos e que representa quase 14% de seus empreendimentos no mundo todo, esta estratégia visa focar mais especificamente (1) no desenvolvimento e mobilidade; (2) água e saneamento; e (3) energias renováveis, estas últimas constituindo a maior parte da carteira atual.



A assinatura de um protocolo de cooperação, « ato fundador de uma ação concreta e de uma amizade comum », segundo Philippe Bauduin

O acordo assinado em 3 de abril de 2019 se concentra em dois pontos principais: (1) a contribuição da expertise da AFD em desenvolvimento sustentável, já desenvolvida em mais de 100 países; e (2) assistência financeira sob a forma de empréstimos, cujos detalhes ainda não foram especificados. Philippe Bauduin, Vice- Diretor-Geral da AFD, que havia viajado para a ocasião como parte de uma visita de quatro dias ao Brasil, não deixou de informar ao prefeito de Teresina sobre a importância desse projeto para a AFD. Mostrou confiança no sucesso desta cooperação:

"Tanto para os projetos que desenvolve como para a visão de longo prazo do prefeito Firmino Filho e da equipe municipal, Teresina é uma ilustração perfeita do que a AFD pode fazer em um país como o Brasil. A assinatura deste protocolo não é uma aposta, mas a confirmação de uma confiança já adquirida. Este protocolo é o ato fundador de uma ação concreta e de uma amizade comum."

JPEG - 4.5 MB
Discussão após a assinatura do protocolo. Da esquerda para a direita: Romain Louvet, Cônsul Geral da França para o Nordeste - Philippe Bauduin, Vice-Diretor Geral da AFD - Firmino Filho, Prefeito de Teresina - Philippe Orliange, Delegado Regional da AFD para o Brasil e a Argentina.

A ocasião de um intercâmbio privilegiado com os representantes do Estado do Piauí

Por ocasião desta visita ao Piauí, a delegação francesa também marcou um encontro com a Vice-Governadora do Estado do Piauí, Sra. Regina Sousa, bem como sua equipe. Em particular, discutiram a atratividade do Estado e as possibilidades de investimento em estrutura de parcerias público-privado, da qual o Piauí é o campeão no Brasil com 32 projetos em andamento.

publicado em 06/04/2020

Topo de página