3 bandas francesas em cartaz do festival MIMO em Olinda de 4 a 7 de setembro

Como cada ano há 11 anos, o centro histórico de Olinda se transforme para acolher o festival MIMO. De 4 a 7 de setembro, é a ocasião de escutar músicas locais e de fora, música popular, jazz, e world music. Aproximadamente 15 concertos reunirão artistas de exceção como o catalão Jordi Savall, o americano Chick Corea ou o indiano Trilok Gurtu.

Os artistas franceses estarão também representados durante o festival com o apoio do Bureau Export de la musique e do Consulado Geral da França no Recife.
O duo Winston McAnuff & Fixi convidará o público para uma viagem através da world music. Cantor e compositor jamaicano, Winston McAnuff é conhecido como Electric Dread por conta da sua energia incrível no palco. Fixi é acordeonista francês, criador do grupo de rap musette Java. O seu encontro improvável e surpreendente cria uma música que aborda as raízes culturais e religiosas do reggae e as fusões com outras tradições musicais. Eles se apresentarão na Praça do Carmo no dia 5/09 à partir das 22h30.

Sonia Wieder-Atherton é violoncelista e estudou no Conservatório nacional superior de música em Paris e depois em Moscou no Conservatório Tchaïkovski. Ela se apresenta nas salas e nos festivais os mais famosos e interpreta as grandes obras clássicas e peças cuja criação lhe foram confiada por compositores contemporâneos. O concerto acontecerá na Igreja Nossa Senhora do Carmo no dia 6/09 às 18h.

Esta edição será também o palco de um encontro inédito entre a cantora brasileira e rabequeira Renata Rosa com a compositora, pianista e cantora francesa Emily Loizeau. Em residência de criação antes do festival em Olinda, juntas elas desconstruirão os limites geográficos de seus trabalhos para traçar diálogos universais e inéditos, entre as tradições musicais pernambucana e europeia contemporânea. Nesse caldeirão sonoro, misturam-se as polifonias indígenas do Baixo São Francisco, o maracatu, o coco, a música árabe e do Leste da Europa, a canção francesa, a folk music, o jazz e a música clássica. Apresentação no seminário de Olinda no dia 5/09 às 19h.

Programação completa no site do festival :
http://www.mimo.art.br

PNG

publicado em 18/01/2017

Topo de página