10 de outubro de 2014 - Dia internacional contra a pena de morte

No dia 10 de outubro às 19h, o consulado geral da França no Recife e a Aliança Francesa do Recife, em parceria com a cinemateca da embaixada da França no Brasil organizam uma projeção/discussão sobre o filme documentário « Um abolicionista: Robert Badinter” de Joël Calmettes, em presença de Eliana de Albuquerque O. Recena, Procuradora do Tribunal Regional Federal.

Sinopse do documentário: "Tenho a honra, em nome do governo da República, de pedir à Assembléia nacional que aprove a abolição da pena de morte na França.“ Era 1981, Robert Badinter, recém-nomeado ministro da Justiça de François Mitterrand, está emocionado... Este documentário edificante e precioso evoca a sua cruzada contra a pena de morte.

Onde ? Na Aliança Francesa (Derby – Recife)

Quando ? Na sexta-feira 10 de outubro de 2014 à partir das 19h

A pena de morte não é a justiça, é o revés da justiça. A pena de morte não é um instrumento útil à luta contra a criminalidade. A perda da vida humana que ela engendra é irreparável e nenhum sistema jurídico está protegido contra um erro judiciário. O recurso a pena de morte não é um simples instrumento de política penal, é uma violação dos direitos humanos.

Como existe, em cada país, homens envolvidos cujo nome está associado a uma causa, existe Estados envolvidos para lutas universais dentro da comunidade das nações. Cada um sabe o que a abolição da pena de morte deve a determinação de Victor Hugo, Albert Camus ou Robert Badinter. Atualmente, a França ocupa um lugar reconhecido dentro dos principais Estados envolvido na luta contra a pena de morte. Desde 2010, a França faz parte do grupo de apoio da comissão internacional contra a pena de morte, composta de personalidades reconhecidas pelo seu envolvimento em favor da abolição universal.

Em cada local, cada Embaixada da França está mobilizada. Por meios gerais ou em favor de casos individuais, para lembrar a oposição da França contra a pena de morte, em todos lugares e em todas circunstancies. Através da organização de eventos, de conferências, de projeções, debates, em toda parte onde a pena capital é ainda aplicada, a fim de apoiar a campanha e os atores envolvidos na causa abolicionista.

-Mais informações sobre o Dia Internacional contra a pena de morte :

  • Web-documentário :

Realizado na ocasião do Dia Internacional contra a pena de morte, este web-documentário propõe entrevistas de personalidades envolvidas contra a pena de morte (Robert Badinter, Jane Birkin, Bruno Podalydès, Richard Sédillot) e reportagens em quatro países: Líbano, Benin, Marrocos, Mongólia.
Clique na imagem para assistir ao web-documentário sobre a abolição da pena de morte:
JPEG

PNG

publicado em 18/01/2017

Topo de página